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Setor apresenta novidades para o consumidor que segue uma alimentação de baixa caloria, mas não quer abrir mão das guloseimas

Balas e gomas de mascar são doces muito bem-vindos a qualquer hora! Os adeptos de uma alimentação menos calórica podem ficar despreocupados, pois há inúmeros produtos sem açúcar disponíveis no mercado. As empresas Arcor, Fini, Mondelez, Peccin e Perfetti Van Melle investem em opções especiais para este público que não quer abrir mão da saúde sem perder o sabor e a diversão.

Uma análise da Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados (ABICAB), com base nos dados da Euromonitor de 2015, mostra que o Brasil é o 3º colocado em volume de produtos de saúde e bem-estar na categoria confeitos de açúcar e ocupa a 6ª posição na categoria de gomas de mascar, com 49,7 mil e 23,8 mil toneladas, respectivamente. Os Estados Unidos é campeão nos dois grupos, com 116 mil toneladas produzidas de gomas de mascar e 110,8 mil toneladas de confeitos de açúcar.

Mercado

De acordo com a ABICAB, a produção do segundo bimestre de 2016 foi 1,5% maior do que a do mesmo período em 2015. Em março e abril desse ano, o Brasil produziu 59,5 mil toneladas de balas e gomas de mascar. “É um produto de baixo desembolso e que se adapta facilmente ao paladar do consumidor. As empresas estão trabalhando para inovar cada vez mais e distribuir seus produtos em mais de um milhão de pontos de venda em todo o País”, afirma Ubiracy Fonseca, presidente da ABICAB.

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Promoção Plástico Premiado tem objetivo de capacitar setor para que todos sejam reais embaixadores do plástico

O Plano de Incentivo à Cadeia do Plástico (PICPlast), uma iniciativa da Braskem – maior produtora de resinas termoplásticas das Américas e da  ABIPLAST – Associação Brasileira da Indústria do Plástico, lançou no dia 14 de julho a primeira etapa do Movimento Plástico Transforma, com a Promoção Plástico Premiado.

Ao todo, o Movimento está dividido em três momentos, sendo o primeiro deles a Promoção, voltada aos colaboradores que atuam na indústria da transformação do plástico. O objetivo é fornecer informações que valorizem e desmistifiquem a imagem equivocada a respeito desse material, que teve uma evolução considerável ao longo de sua história. O segundo e terceiro momentos serão focados nos formadores de opinião e sociedade, respectivamente.

A mecânica será convidar os colaboradores a entrar no site oficial da campanha, que tem um extenso conteúdo disponível, e responder ao quiz de 15 questões de múltipla escolha, com perguntas conceituais, aplicações, benefícios, curiosidades, entre outros pontos aplicados ao tema “plástico”. Os participantes que acertarem no mínimo 10 questões, serão qualificados automaticamente para um sorteio que distribuirá 50 TV’s 48’’ Full HD Smart.

A cadeia produtiva do plástico tem protagonizado movimentos positivos de integração entre indústria e sociedade. “Intensificar as ações de capacitação que englobem todos os agentes da cadeia do plástico é fundamental para que eles reúnam argumentos positivos e corretos sobre a real importância do plástico na vida das pessoas”, afirma o vice-presidente da unidade de Poliolefinas, Vinílicos e Químicos Renováveis da Braskem, Luciano Guidolin.

A característica da indústria da transformação do plástico no Brasil mostra uma composição de pequenas, médias e grandes empresas com atuações destacadas no cenário global. “Somos um dos maiores empregadores industriais do Brasil e é fundamental transferirmos conhecimento para cada colaborador, e que esse conhecimento seja motivo de orgulho e motivação para o desenvolvimento sustentável desse setor”, afirma o presidente da Associação Brasileira da Indústria do Plástico (ABIPLAST), José Ricardo Roriz Coelho.

Para mais informações sobre a ação, acesse o site do Movimento Plástico Transformawww.plasticotransforma.com.br

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A fabricante coreana enxerga muitas oportunidades de crescimento no segmento de bebidas com pedaços

A Dr. Chung’s Food saiu à frente na Coreia do Sul e lançou, no final de 2014, sob a marca ‘Vegemil’, bebidas UHT, à base de soja, com suco de maçã e manga, e com raspas de coco e pêssego. Especialmente entre a geração de jovens, este produto – que combina valor agregado e diversão ao oferecer pedaços – está ganhando popularidade. Devido ao bom desempenho do produto no mercado, agora a empresa adicionou outras duas bebidas à esta linha: uma bebida de soja, UHT, com muesli e uma bebida, à base de coco, com nata de coco. Os produtos só são possíveis graças à tecnologia drinksplus, da SIG Combibloc.

Kyoung-Jae Lee, diretor de Vendas da Dr. Chung’s Food, explica: “Os produtos drinksplus garantem valor agregado para os consumidores que buscam saúde e que querem cuidar de sua dieta, ao mesmo tempo que esperam novas experiências de consumo. Tomamos a frente no segmento de bebidas de soja. Os produtos contendo pedaços foram muito bem aceitos pelo grupo de pesquisa por serem diferentes de tudo o que as pessoas já haviam provado. Nossa inovadora bebida de soja com muesli, com pérolas de tapioca e 16 diferentes tipos de grãos, lentilhas e quinoa, segue este conceito e completa a geração de bebidas de soja”. O produto está focado em consumidores em movimento, com pouco tempo e que ainda buscam uma alimentação saudável e uma dieta balanceada; na sua maioria são estudantes e profissionais para os quais a bebida com muesli pode substituir uma refeição sólida.

Outra inovação no portfólio de produtos da Dr. Chung’s Food é o ‘Real Coconut Milk’ cuja característica especial é conter pedaços e ingredientes saudáveis do coco. Este produto é processado e apresentado em uma forma completamente diferente, com nata de coco (pedaços fermentados de água de coco) e água do coco. Nunca houve nada igual na Coreia. Seu principal mercado é formado por mulheres jovens, atentas à dieta e que querem se nutrir com alimentos com ingredientes de alta qualidade e sabor excepcional e natural. Com o ‘Real Coconut Milk’, a Dr. Chung’s Food lançou um produto totalmente alinhado à tendência de ‘snack saudável’, com ênfase na garantia da alta qualidade.

Uma experiência excepcional

Kyoung-Jae Lee completa: “Esta bebida é para pessoas que desfrutam de um estilo de vida mais vegetariano e não apenas para aqueles que têm intolerância a lactose; é para consumidores que querem variedade em sua dieta e apreciam uma nutrição saudável. Bebidas saudáveis, com pedaços, dão uma sensação muito boa no momento do consumo. Graças à sua textura incomum, o consumidor pode sentir o valor agregado do produto na boca. A solução drinksplus, da SIG Combibloc, abriu o caminho para criarmos produtos deste tipo”.

A solução drinksplus permite às empresas produzir itens com 10% de pedaços naturais de frutas ou vegetais, grãos de cereais e sementes, flocos de coco ou pedaços de nozes, em máquinas de envase padrão da SIG Combibloc, para produtos lácteos líquidos e bebidas não carbonatadas. Para fazer os produtos drinksplus, as máquinas de envase padrão são adaptadas com um kit. O ‘drinksplus kit’ é fácil de instalar e inclui válvulas, hastes das válvulas e bicos de envase específicos para garantir o fluxo ideal de bebidas com pedaços. Os produtos também pode ser convenientemente consumidos nas embalagens cartonadas graças a um canudo com o diâmetro especial de 6 mm.

A base para o envase asséptico de alimentos com pedaços é a tecnologia de envase flexível e o sistema de sleeve (embalagem pré formada) da SIG Combibloc. Cada embalagem para alimentos ou bebidas produzida nas plantas da SIG Combibloc é formatada individualmente, esterilizada e testada nas máquinas da SIG Combibloc. Após o teste, as embalagens são seladas com ultrasom, acima do nível de envase, e não através do produto; isto evita que partículas ou fibras fiquem entre a solda.

O lançamento dos produtos drinksplus pela Dr. Chung’s Food é suportado por uma grande campanha de marketing. A campanha inclui, entre outras ações, distribuição de amostras de produto e campanhas nas mídias sociais, concurso de fotos, promoções nos supermercados, matérias em jornais setoriais e revistas, e comerciais de TV. Para visualizar a campanha acessehttps://www.youtube.com/watch?v=iq_rILscatAhttps://www.youtube.com/watch?feature=player_detailpage&v=pLakJhoCRAs.

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Empresa é cliente da Zanatto Soluções Gráficas, que acompanhou o processo de transição da empresa para o segmento de Flexografia banda estreita

A Lisegraff foi fundada em 1990 na cidade de Curitiba (PR) e, de lá para a cá, muitas transformações aconteceram, as quase tornaram a gráfica uma referência no segmento de Flexografia.

Inicialmente atuante no ramo offset, a Lisegraff tomou uma decisão arrojada há dois anos quando, em um projeto desenvolvido em parceria com a Zanatto Soluções Gráficas, expandiu sua produção para o segmento de embalagem, investindo na chapa Kodak Flexcel NX para ampliar seu mercado para o segmento de rótulos autoadesivos e afins (chamados de produtos de impressão banda estreita).

O reconhecimento do mercado veio não somente com a conquista de clientes em todo o Brasil, como também do troféu no Prêmio Paranaense de Excelência Gráfica Oscar Schrappe Sobrinho – Categoria Rótulos em Autoadesivo com Efeitos Especiais, premiação organizada pelo Sigep e pela Abigraf Regional Paraná. O produto avaliado e premiado foi produzido com tecnologia Kodak Flexcel NX.

“Iniciamos o processo através de uma consultoria do Robson Esperança, gerente do segmento de Flexografia da Zanatto. Foi o suporte daZanatto que nos permitiu entrar no mercado com o ‘pé direito’. Foi a Zanatto que nos indicou também a empresa fornecedora de clichês”, diz Marcos Antonio Lise, sócio-proprietário da Lisegraff. “Com certeza, fizemos a escolha certa. Muito do preconceito que existe no setor gráfico com a Flexografia vem dos antigos processos. Mas o sistema Kodak Flexcel NX ajuda a eliminar esses problemas, como estrias entre outros, que foram totalmente removidas. É a melhor solução atualmente.”

Hoje, a Lisegraff conta com 35 funcionários, destes, 8 dedicados exclusivamente a trabalhar nos processos Flexo. A gráfica possui uma infraestrutura 900 m2 de construída.

“Todo dia é uma novidade, então, temos que estudar diariamente”, afirma Marcos, referindo-se aos desafios do processo Flexográfico. “Tínhamos que investir em algo diferente para superar os desafios do mercado; fizemos um plano de negócios com a ajuda da Zanatto e chegamos à conclusão de que valia investir. Tomamos a decisão correta estamos em uma curva interessante de ascendência.”

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Para celebrar o espírito olímpico, a Coca-Cola lança uma edição histórica de garrafas colecionáveis para os amantes da marca. São 16 embalagens feitas de vidro (200ml), não retornáveis, que fazem uma viagem pela história dos Jogos Olímpicos. Os rótulos representam cada uma das cidades-sede desde 1928, ano em que a Coca-Cola tornou-se patrocinadora oficial do maior evento esportivo do mundo.
Com design moderno e criativo, as embalagens mesclam símbolos esportivos das cidades, com as cores de referência dos países, criando diferentes representações das cidades-sede. “Queremos estar sempre conectados com o consumidor em momentos de celebração, como os Jogos Olímpicos. Uma embalagem como essa cria um elemento a mais para fortalecer a marca junto ao consumidor unindo o sabor de Coca-Cola e a paixão pelo esporte, além de representar a parceria de longa data da empresa com os Jogos Olímpicos”, detalha o gerente de marketing da Coca-Cola FEMSA Brasil, George Leite.
Com preço sugerido de R$3,99, as embalagens contém cores vibrantes e design inovadores, que representam as cidades de Amsterdã, Los Angeles, Berlin, Londres, Helsinque, Melbourne, Roma, Tóquio, México, Munique, Montreal, Seul, Barcelona, Atlanta, Sidney, Atenas, Pequim e claro, o Rio de Janeiro.
As embalagens estarão disponíveis entre julho e setembro, nos principais mercados da área de atuação da FEMSA que são nos Estados de São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Paraná e Rio de Janeiro.
Mais novidades
Outras duas embalagens estarão disponíveis exclusivamente por conta dos Jogos Olímpicos, entre julho e setembro, na área da Coca-Cola FEMSA Brasil, para os produtos Coca-Cola regular e Coca-Cola Zero. Com o visual dourado, as garrafas são confeccionadas em alumínio e contém 250ml de bebida. “Gostamos de trazer sempre ao público consumidor de Coca-Cola, em eventos como os Jogos Olímpicos, alguma novidade que interaja com ele e ajude a tornar esses momentos ainda mais especiais”, explica George. A exclusividade terá distribuição restrita aos estados de Minas Gerais, Paraná e São Paulo e o preço de venda sugerido é de R$5,49

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Solução também ajuda indústrias a atender RDC 14/14 da Anvisa que trata da inspeção alimentar

Soluções de inspeção alimentar serão destaques na Anutec Brazil 2016, que acontece entre 2 e 4 de agosto, em Curitiba, no Paraná. A Sunnyvale levará ao evento o novo Raio-X modelo XR75, da fabricante japonesa Anritsu, que traz maior resolução na detecção dos contaminantes e tecnologia que gera economia no consumo de energia de até 30%. A empresa, que estará na Anutec em parceria com seus distribuidores NI Solutions, Toyo Soluções e Newmaq Automações, que atuam por toda a região Sul, também reforçará a importância da RDC 14/14 da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) que trata da inspeção alimentar.

Novo modelo XR 75 A.L.L (Advanced Long Life Technology) possui detector com resolução de 0.4mm, proporcionando melhor desempenho para contaminantes de baixa densidade (vidros e borrachas) e diversos tipos de metais. Outros destaques do XR 75 são o design e a concepção. Foi desenvolvido para trabalhar em ambientes extremamente agressivos com sistema de refrigeração interno que preserva o funcionamento de seus componentes eletrônicos, ampliando seu MTBF (Mean Time Between Failures) em mais de três vezes em relação aos demais disponíveis no mercado e podendo atingir até 18 mil horas de trabalho. Outra característica importante é a facilidade de higienização, com a possibilidade de remoção de partes do equipamento sem uso de ferramentas.

Resolução 14/14 – A resolução 14/14 da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) trata das melhores práticas nos processos de inspeção e determina um maior controle de qualidade no segmento alimentício. Também define o que deve ser considerado matérias estranhas em alimentos, inclusive águas envasadas, bebidas, matérias-primas, ingredientes, aditivos alimentares e os coadjuvantes de tecnologia de fabricação, embalados ou a granel, destinados ao consumo humano.

Para o enquadramento e redução de riscos de contaminação na produção, os equipamentos mais indicados são os detectores de metais e o Raio X. São equipamentos com investimentos relativamente acessíveis que solucionam este gargalo dentro da produção, além de auxiliar na abertura de novos mercados, já que para exportar também é preciso respeitar órgãos reguladores estrangeiros que obrigam a inspeção e o controle de qualidade dos alimentos.

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Executivo estará à frente das áreas de Produção, Qualidade, Logística e Operações das Divisões Rígidos e Flexíveis de embalagens da companhia

Bemis, empresa fabricantes de embalagens, anuncia Manoel Padula como novo diretor de Operações para a companhia no país.

O executivo, que ocupava o cargo de diretor de Negócios da Divisão Flexíveis na Bemis, tem como desafio ampliar as melhorias nos processos produtivos da companhia, aumentar a sinergia entre as divisões Rígidos e Flexíveis de embalagens, manter o bom relacionamento com fornecedores e garantir a qualidade na compra de insumos de matérias-primas, além de acompanhar e concluir o processo de integração da Emplal, empresa adquirida pela Bemis em dezembro de 2015.

Formado em Engenharia Química pela USP e pós-graduado em Administração pela FGV, o executivo já participou do The General Management Program, em Harvard, e está na Bemis desde 1993, quando entrou para a área Comercial.

“A experiência que adquiri ao longo de mais de vinte anos na empresa servirão de base para assumir as responsabilidades e desafios desta nova posição. Acredito que poderei contribuir para otimizar processos e incentivar o crescimento contínuo da Bemis”, analisa Padula.


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Mesmo com os problemas econômicos do Brasil, a Mane empresa francesa de fragrâncias e aromas investirá pesado no país  nos próximos anos
A empresa Francesa, com mais de 140 anos é a sexta maior companhia do mercado de aromas e fragrâncias do mundo. Está no Brasil há 37 anos e reforçará ainda mais sua posição no país  nos próximos anos.

Há 1 ano inaugurou um novo centro criativo com  1.500 m2, dentro do  complexo empresarial State of the Art em São Paulo, englobando áreas comerciais, de tecnologia, desenvolvimento e criação.

Presentes em 32 países, com 25 sites de produção e 42 centros de pesquisa e desenvolvimento, a Mane do Brasil, com a abertura deste novo centro criativo, tornou-se um dos maiores Centros de Suporte de Fragrâncias e Aromas do mundo, fortalecendo sua presença no país e na América Latina, além de dar continuidade ao seu plano global de expansão.

Hoje a Mane do Brasil opera com a produção de fragrâncias e aromas em seu site no Rio de Janeiro, enquanto o Centro Criativo, o novo espaço foi planejado para facilitar o desenvolvimento de fragrâncias e aromas, reunindo em um único local seus especialistas internos e clientes.

Mesmo 2016 sendo um ano difícil, economicamente,  a Mane mantém expectativas agressivas para o seu crescimento, muito em função da sua nova estrutura de comando. E é meio a esse cenário cinza e desafiador (sem falar na questão política), que a Mane anuncia  que vai investir 55 milhões de euros para construir uma nova fábrica para a empresa, na cidade de Jundiaí, interior de São Paulo. É um investimento bastante considerável que chega a 5% do faturamento anual da empresa, que foi de 1,05 bilhão de euros em 2015.

O terreno para a nova planta já foi comprado e, nesse momento, a Mane está definindo a empresa que irá tocar o projeto. “Nosso cronograma é que no primeiro trimestre de 2018 a planta já esteja operacional”, acredita o diretor da Mane no Brasil, Edson Cortes, a  transição será gradual e a fábrica do Rio de Janeiro seguirá operando até que a nova planta esteja 100% concluída.

Mais global, sem deixar de ser local
Aqui no Brasil e, especialmente no mercado de fragrâncias, a maior parcela dos clientes da Mane é composta por empresas de médio e pequeno porte, quase sempre familiares, assim como a companhia francesa. Os  executivos brasileiros atendem principalmente  grandes contas globais (Natura e Grupo Boticário  são considerados clientes globais na maioria das grandes casas de fragrância e aromas).

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Zaxy transforma “chiclé” em sandália

Icone Design, Embalagem | Por Tatiana em 25 de julho de 2016

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Em preparação para a chegada da Primavera, a Zaxy fechou parceria com a Trident para lançar um chinelo e uma sandália. Os modelos contam com três opções de cores inspiradas nos novos sabores de Trident Fruit Mix, que combinam Limonada + Uva, Framboesa + Melão e Maracujá + Amora, e chegam ao mercado em edição limitada. O lançamento da Zaxy estará disponível a partir de agosto em lojas e hipermercados de todo o Brasil.

Com a nova linha, Zaxy transforma “chiclé” em sandálias, tanto na textura (com solado mais fofinho, como a goma), quanto nas cores e no aroma – o calçado tem as cores e cheiros que representam a combinação de frutas da nova linha Trident Fruit Mix.

Para Trident, a parceria é o caminho ideal para apresentar a linha Fruit Mix de uma forma inovadora, assim como são as novas combinações de sabores. “Estamos trazendo para o Brasil três versões inéditas e, aproveitando o inusitado, construímos essa ação com a Zaxy, levando o conceito de nossos lançamentos de forma criativa aos consumidores”, Felipe Michelotti, gerente de Marketing de gomas da Mondelēz Brasil.

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Já está no ar o Mundo do Plástico, canal de conteúdo da Plástico Brasil – Feira Internacional do Plástico e da Borracha. O canal pode ser acessado por meio do site oficial da feira: http://plasticobrasil.com.br/mundo-do-plastico/

Por meio de reportagens, entrevistas e matérias especiais em formato de e-books, white papers, infográficos e artigos técnicos, o Mundo do Plástico vai tratar de temas atuais e relevantes relacionados à indústria de transformação do plástico e borracha, como gestão, inovação, eficiência e reciclagem.

De acordo com Lilian Burgardt, gerente de Conteúdo da Informa Exhibitions, empresa promotora da Plástico Brasil, o objetivo desse espaço é levar informação de qualidade aos tomadores de decisão e influenciadores de compra de toda a cadeia produtiva. “O Mundo do Plástico nasce para levar aos transformadores mais conhecimento e atualização, valorização aos avanços tecnológicos e tendências do setor”, destaca.

A Plástico Brasil é uma iniciativa da ABIMAQ – Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos e da ABIQUIM – Associação Brasileira da Indústria Química e tem organização e promoção da Informa Exhibitions. A a feira acontece de 20 a 24 de março de 2017, no São Paulo Expo Exhibition & Convention Center.

As principais entidades ligadas à indústria em geral, à indústria do plástico e da borracha e de outras especialidades já confirmaram seu apoio ao evento. No âmbito internacional, é a única feira brasileira a receber apoio oficial da EUROMAP – European Plastics and Rubber Machinery, que agrega os fabricantes europeus de máquinas de plásticos e borracha, e representa 40% da produção mundial e 50% das exportações globais do setor.

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SOBRE O BLOG DA PACK

O Blog da Pack acompanha o mercado de embalagens no Brasil e no exterior, trazendo tendências, novidades e curiosidades que envolvem toda a cadeia produtiva do setor. Este espaço é um subproduto da revista e do site Pack, editados pela redação da Editora Banas.

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TATIANA GOMES

Tatiana Gomes, jornalista formada, atualmente presta assessoria de imprensa para a Editora Banas. Foi repórter e redatora do Jornal A Tribuna Paulista e editora web dos portais das Universidades Anhembi Morumbi e Instituto Santanense.

THAIS MARTINS

Formada em Jornalismo e pós-graduada em Comunicação Empresarial, Thais Martins desenvolve há mais de 15 anos estratégias de comunicação para grandes marcas por meio de diversas ferramentas, como assessoria de imprensa, mídias sociais, ações de relacionamento, eventos etc. Com 10 anos de experiência no lado editorial, também atua como editora-chefe em veículos de diferentes áreas, como saúde, moda, beleza, aço, alumínio e, agora, no setor de embalagens.

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