LOGO

  • Blogger Social Icon
  • Facebook App Icon

Noticias

Broto Legal Alimentos inaugura nova fábrica com foco na exportação

October 31, 2019

A Broto Legal Alimentos, uma das principais empresas brasileiras no setor grãos e cereais, está com plano de expansão avançado e inaugura nova fábrica de beneficiamento de arroz branco no Sul do País. Desde a aquisição da marca pelo empresário Washington Cinel, no ano passado, esta é a segunda planta que passa a operar na cidade de Uruguaiana, com localização privilegiada focada em exportação e também em aumento de presença da marca na região Sul.

Até o início do ano passado, a marca contava com as fábricas de Campinas (feijão) e Porto Ferreira (arroz branco e integral), que tiveram reforço na operação com a abertura da primeira unidade de Uruguaiana, focada em arroz parboilizado.Para seguir o plano de expansão da marca, a Broto Legal inaugurou nesta semana mais uma planta na cidade, para beneficiamento de arroz branco, que gerou 150 novos empregos e já prevê aumentar em 30% a produção da empresa.

VISÕES CIRCULARES, PEQUENOS FLAKES E BIG DATA

October 09, 2019

A TOMRA Sorting Recycling estará na Feira K 2019 (Hall 11 / F17) apresentando sua posição pioneira na economia circular, incluindo equipamentos de triagem como o recém-lançado INNOSORT FLAKE e dar uma visão sobre uma inovação revolucionária quanto a Inteligência Artificial.

Nas últimas décadas, os recursos naturais foram explorados de forma imprudente para satisfazer a demanda infinita da civilização por matéria prima virgem, levando os recursos a se tornarem escassos e com um pressão sem precedentes. Particularmente o plástico encontra-se no foco com seu uso sendo questionado. Atualmente, cerca de 40% das embalagens plásticas são dispostas em aterros, 32% acabam poluindo a natureza e 8 milhões de toneladas de plástico são arrastadas para os oceanos, o que representa uma perda anual entre 80 e 120 bilhões de dólares de materiais. Rever a maneira como os recursos são obtidos, usados e reutilizados é a principal forma para superar a barreira da disponibilidade limitada de recursos naturais.

Volker Rehrmann, vice-presidente executivo da TOMRA Reciclagem & Mineração e chefe da economia circular da TOMRA, afirma claramente: “Continuar usando nossos recursos de maneira insustentável e ineficiente não pode mais ser uma opção. Na TOMRA, levamos esse problema global a sério e desenvolvemos continuamente novas soluções de triagem. Na Feira K deste ano, daremos uma compreensão da economia circular e do papel que a TOMRA e seus produtos desempenham”.

Klabin focada no e-commerce com soluções em papel

October 04, 2019

A Klabin ForYou é a nova plataforma digital da Klabin que oferece ao mercado soluções em embalagens de papel, além de uma série de produtos desenvolvidos com o mesmo material. Por meio do site, qualquer usuário, seja ele pessoa física, pequeno ou médio empresário, tem a possibilidade de adquirir artigos com a qualidade que a Klabin já oferece, ou seja, resistentes, recicláveis, biodegradáveis, feitos a partir de matéria-prima de fonte renovável e certificada por órgãos internacionais.

“Com a plataforma a Klabin definitivamente focou no e-commerce. Nossas embalagens podem atender ao transporte da mercadoria mas, também, agregar ainda mais valor ao produto embalado, com impressões e soluções inovadoras. Vamos aproveitar a versatilidade desse mercado para nos aproximarmos cada vez mais do consumidor final, colocando ao seu alcance produtos sustentáveis e soluções diversas em papel”, afirma Cristiano Cardoso Teixeira, diretor-geral da Klabin.

A plataforma possui uma ferramenta exclusiva que permite que o consumidor personalize a arte das embalagens, decidindo por aplicação de cores, imagens e logos na parte interna e externa do produto. As embalagens estão disponíveis nas categorias Transporte & Correio, Delivery & Take Away, Presentes & Display e Multifuncionais, nos tamanhos pequeno, médio e grande.

Grupo HEINEKEN oferece recompensa em dinheiro para quem reciclar garrafas de vidro

September 26, 2019

O Grupo HEINEKEN, segunda maior cervejaria do País, disponibilizou nove máquinas que trituram garrafas de cerveja de vidro, em unidades dos supermercados da rede Pão de Açúcar e Extra, localizadas na capital paulista. Batizada de Volte Sempre, a iniciativa, que está em fase piloto e terá duração de três meses, faz parte do Movimento Mais com Menos criado pela companhia, e busca promover o descarte correto deste tipo de resíduo.

Para incentivar a participação do público frequentador destes supermercados, o Grupo trouxe também a Méliuz como parceira da ação, startup brasileira de cashback (sistema que devolve ao consumidor uma porcentagem do valor gasto em compras). Para essa iniciativa específica, a cada garrafa reciclável de vidro depositada na máquina de triturar, o participante receberá R$ 0,10 de cashback (retorno de uma parte do investimento) no aplicativo da Méliuz. Ao completar R$ 20,00 de saldo no extrato da Méliuz, o consumidor poderá solicitar o resgate do valor para sua conta corrente ou poupança, sem nenhum custo.

"O desafio dos resíduos sólidos já vem de muito tempo e pouco avançamos como sociedade nos últimos anos. Se não envolvermos, de fato, todos os elos da cadeia, a solução não será sustentável. Foi neste contexto que surgiu esta iniciativa, que tem o consumidor como elo impulsionador de todo o processo. A ideia é gerar conhecimento e trazer esta ideia de que a mudança está em cada um" explica Ornella Vilardo, Gerente de Sustentabilidade do Grupo HEINEKEN no Brasil.

A iniciativa considera todo o ciclo de logística reversa do vidro, do início ao fim. As máquinas alocadas nos supermercados são de propriedade da Seiva Coleta, primeira indústria de beneficiamento de vidros de Minas Gerais, que conta com investimento pioneiro do Grupo HEINEKEN no Brasil. A tecnologia desenvolvida para a máquina permite que ela se comunique com um parceiro logístico quando atinge 70% de sua capacidade de lotação, gerando um pedido de retirada.

A coleta dos materiais será realizada por motociclistas, responsáveis por levar, em embalagem especial e segura, o vidro acumulado às cooperativas parceiras – Granja Julieta, Coopercaps, Cooperglicerio e Cooppamare –, que cuidam do beneficiamento do vidro e dão continuidade ao processo de reciclagem, vendendo o material à MassFix, empresa de gestão de resíduos de vidro. Essa empresa, por sua vez, completa o ciclo desta logística reversa, revendendo o vidro às empresas de fabricação de garrafas. Essa ação acontecerá nas lojas do Grupo Pão de Açúcar entre os dias 13/09 e 13/12 deste ano.

Grupo Voith adquire BTG, uma empresa Spectris

September 24, 2019

A Voith assinou um contrato com a Spectris plc para a aquisição da BTG por um valor total de 319 milhões de euros. Com a BTG, uma multinacional fornecedora de soluções de processos integrados e altamente especializados para o setor de papel e celulose no mundo inteiro, a Voith fortalece a sua posição como fornecedora completa.

A transação deverá ser concluída no último trimestre de 2019. A efetivação da transação está sujeita a todas as aprovações das agências reguladoras, além de todas as outras condições geralmente envolvidas na concretização deste tipo de negócio.

A BTG oferece um portfólio de alto valor, incluindo soluções otimizadas e personalizadas para uma ampla gama de aplicações, principalmente nos segmentos de papel embalagem, papéis gráficos e tissue. Entre elas estão suportes e barras dosadoras para speed-sizers, lâminas raspadoras de alto desempenho em cerâmica, além de sensores e instrumentos de laboratório para o controle de processos do setor de papel e celulose. Todas essas tecnologias são complementadas pelo suporte de especialistas em serviços e aplicações. Além disso, a BTG também é uma parceira decisiva na transformação digital do setor de papel e celulose, graças às suas competências nas áreas de análise de dados, automação e software. Assim, a empresa agregará muito valor ao portfólio Papermaking 4.0 da Voith.

Tomra lança nova máquina X-TRACT X6 FINES, capaz de separar frações de metal

September 19, 2019

A TOMRA Sorting Recycling lançou na Aluminum USA uma nova máquina, a X-TRACT X6 FINES, para a triagem com alta pureza de frações de metais não ferrosos misturados, o evento bienal da indústria foi realizado no centro de convenções Music City Center, em Nashville, Tennessee.

 O X-TRACT X6 FINES pode detectar e selecionar metais com quase a metade do tamanho do que era possível selecionar previamente.

 Essa capacidade sem precedentes foi alcançada através do desenvolvimento da tecnologia exclusiva e comprovada de transmissão de raios X de alta velocidade (XRT) da TOMRA, que identifica os materiais de acordo com as diferenças de densidade atômica. Ela penetra radiação de banda larga nos objetos que passam pela linha de seleção, obtendo informações de absorção espectral e medindo-as com uma câmara de raios-X. Este processo identifica a densidade atômica dos materiais, independentemente de sua espessura.

 O aumento da sensibilidade da câmara de raios-X de alta resolução tornou possível detectar e classificar granulometrias tão pequenas quanto 5-40mm, reduzindo significativamente ​​as perdas do produto. Extensos testes de validação do X-TRACT X6 FINES em aplicações de alto rendimento demonstraram a capacidade da máquina de obter consistentemente níveis de pureza incomparáveis ​​de 98 a 99%.

Braskem apoia a Economia Circular

September 04, 2019

A Braskem, em parceria com o programa Tampinha Legal e a Martiplast, lançam a linha Cultivar, da marca < Ou >, que conta com vasos feitos a partir de plástico reciclado.  O projeto, que fecha o ciclo de consumo de tampas plásticas e conta com o envolvimento de todos os elos deste processo, já está disponível ao mercado.

Segundo a coordenadora do Tampinha Legal, Simara Souza, o programa propõe ações modificadoras de comportamento de massa, com o objetivo de incentivar a destinação correta do material plástico. Por meio da parceria, podemos perceber a economia circular na prática. Queremos que as pessoas vejam as maravilhas que podemos confeccionar com as tampinhas e que, com isso, elas entendam a importância de suas atitudes fazendo com que o plástico retorne para indústria e todos se beneficiem", afirma.

História de família e nicho comercial criaram a Cervejaria Madalena

September 03, 2019

No dia 1 de setembro de 2013, o advogado Roberto Leonessa, ao lado de alguns sócios investidores, inaugura a primeira cervejaria artesanal do Grande ABC, a Madalena. Seis anos depois, a marca já está entre as cinco maiores do segmento no Brasil e o empresário busca a liderança do mercado artesanal.

Hoje, a fábrica tem capacidade de produzir 120 mil litros por mês e produz cerveja Lager, Ipa, Doble Ipa, Session Ipa, Weiss, Stout, Amber, Bock, Shandy Lemon, Black Lager, Bohemia Pilsen, Witbier, e vários outros estilos sazonais. Os produtos são oferecidos em garrafas, latas e barris de chope, sendo 50% garrafas e latas e 50% barris de chope.

Tetra Pak auxilia em nova marca destinada ao público jovem

September 02, 2019

Toda linha Simples Assim é livre de conservantes, adição de açúcar e composta unicamente por ingredientes naturais e conhecidos do consumidor. Isso é possível porque a embalagem cartonada da Tetra Pak é formada por seis camadas entre papel, plástico e alumínio, responsáveis pela proteção do alimento ou bebida, impedindo a entrada de oxigênio e luz, o que preserva o sabor, a qualidade, o frescor e os nutrientes do produto mesmo que ele não seja mantido refrigerado e sem a necessidade de conservantes.

 

Divididos em sete opções de sabores - uva; maçã; laranja, maçã, tangerina e morango; pêssego, laranja, manga e maçã; maçã, limão e morango; abacaxi, maçã, chá verde e hortelã; e maçã, banana e morango. 

“Idealizamos a Simples Assim  com foco nas necessidades dos jovens e jovens adultos, que dependendo do momento do dia podem buscar atributos diferentes naquilo que consomem. Do despertar ao final do dia, podemos oferecer aquilo que o consumidor precisa”, explica Fernando Matana, diretor comercial da Cooperativa Nova Aliança,  tradicional cooperativa do Sul do País focada na produção de vinhos e sucos.

Como os disjuntores podem evitar acidentes na rede elétrica

August 30, 2019

Pensar em disjuntor é, quase sempre, sinônimo da fatídica situação de estar em casa, ligar o chuveiro e notar que a luz se apagou além de sentir os pingos gelados caírem do nada, em meio à constatação: “o disjuntor caiu”. Mas, além do ambiente residencial, o que muita gente desconhece é que esse equipamento também é essencial para prevenir sobrecargas e curtos-circuitos em ambientes comerciais e industriais.

Com o objetivo de fornecer uma solução completa e segura para distribuição de energia, a Mitsubishi Electric,  trouxe recentemente ao mercado nacional seu portfólio de baixa tensão que contém uma linha completa de disjuntores, capazes de proteger desde pequenas máquinas até grandes instalações elétricas.

“A rede elétrica é um dos principais itens em uma construção, seja ela residencial, comercial ou industrial. Instalações e reparos irregulares ou malfeitos podem gerar prejuízos que vão muito além da perda de dinheiro, colocando vidas em risco. Por conta disso, oferecemos nossos produtos e soluções em baixa tensão para nossos clientes em seus diversos tipos de aplicação”, afirma Pedro Okuhara, especialista de produtos da divisão de Automação Industrial da Mitsubishi Electric.

BASF apoia inovação da indústria de plásticos

August 29, 2019

Substituindo com sucesso o metal, os plásticos de engenharia da família Ultramid®, linha de poliamidas (PA) da BASF, possibilitam que peças leves e de alta performance possam ser usadas em diversas aplicações do setor automotivo, de eletroeletrônicos, até engenharia mecânica e bens de consumo.

 

Nos últimos anos, os desafios relacionados às peças plásticas nessas áreas aumentaram drasticamente, fruto de tendências como maior miniaturização das peças e sistemas, mobilidade elétrica e eletrônicos que processam altos níveis de dados. eletrônicos acelerados, aumento do contato com químicos e sistemas de retardantes a chamas sofisticados. Essas tendências levaram à maior integração funcional e demandam novos materiais plásticos que consigam ter bom desempenho em condições de aplicação complexas, além de permitir que as empresas desenvolvam novas peças para futuras aplicações.

“O nosso portfólio de PPA conta com um profundo conhecimento sobre poliamidas e aplicações, empoderando nossos clientes para materializarem a inovação, tendo acesso a novas tendências. Estamos dedicados a desenvolver continuamente este portfólio com futuros compostos personalizados para, assim, ampliar e melhorar a adequação e performance dos produtos”, afirma Abdullah Shaikh, head da equipe global de PPA. Hoje, a companhia se encontra em uma posição exclusiva de oferecer um portfólio de ponta, com base em quatro polímeros de PPA, que inclui aproximadamente 50 grades diferentes.

Klabin é destaque em ranking global de transparência do setor de madeira e celulose

August 16, 2019

A Klabin acaba de receber mais um importante reconhecimento que evidencia os seus esforços em prol do desenvolvimento sustentável. Essa é a terceira vez que a companhia é citada na Spott Timber & Pulp, que avaliou as informações públicas em relação às políticas, operações e compromissos com as melhores práticas ambientais, sociais e de governança de 97 produtores de madeira e celulose do mundo. A empresa ocupa o segundo lugar no ranking global de transparência do setor, subindo uma posição em relação à lista divulgada no ano passado, além de ser a primeira colocada do segmento de papel e celulose, com pontuação que atingiu 78.5%.

“Reconhecimentos como esse nos enchem de orgulho e comprovam que estamos no caminho certo. A política de sustentabilidade da Klabin sempre esteve muito presente na cultura da empresa, sendo fundamental para integrar todas as etapas do ciclo produtivo e oferecer ao mercado produtos de fontes renováveis, que não agridam ao meio ambiente”, ressalta Francisco Razzolini, diretor de Tecnologia Industrial, Inovação, Sustentabilidade, Projetos e Negócio de Celulose da Klabin.

Please reload