LOGO

  • Blogger Social Icon
  • Facebook App Icon

Noticias

Verallia lança propósito para acelerar transição para embalagens sustentáveis

October 28, 2020

Verallia, anuncia hoje seu objetivo “Reimaginar o vidro para um futuro sustentável”. Desenvolvido em estreita colaboração com todos os seus stakeholders internos e externos ao longo dos últimos dez meses, este objetivo engloba a ambição da Verallia para a empresa e está totalmente integrado na estratégia de longo prazo do Grupo.

Comentando sobre o lançamento do propósito, Michel Giannuzzi, Presidente e CEO da Verallia disse: “Em dezembro de 2019, as equipes da Verallia lançaram uma reflexão sobre o propósito da empresa com todos os nossos stakeholders. Gostaria de agradecer aos nossos colaboradores, clientes, fornecedores, acionistas e representantes da comunidade local pelo comprometimento e contribuição. No final deste trabalho coletivo, tão rico quanto exigente, tenho o orgulho de compartilhar hoje: “Reimaginar o vidro para um futuro sustentável”. Este propósito é autêntico e ambicioso: autêntico porque está em linha com o nosso negócio, a nossa história e os nossos valores; ambicioso, porque coloca a economia circular e a transição para um sistema neutro em carbono no centro da nossa estratégia e das nossas ações”.

Klabin obtém crescimento de 59% no EBITDA ajustado do terceiro trimestre de 2020

October 26, 2020

A Klabin, maior produtora e exportadora de papéis para embalagens do Brasil, única empresa do país a oferecer ao mercado uma solução em celuloses de fibra curta, fibra longa e fluff, e líder nos mercados de embalagens de papelão ondulado e sacos industriais, atingiu Ebitda ajustado (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) de R﹩ 1,233 bilhão no terceiro trimestre de 2020, o que representa um resultado 59% maior do que o obtido no mesmo período de 2019, excluídos efeitos não recorrentes presentes no resultado do 3T19. Com crescimento em todas as linhas de negócios, a receita líquida da Companhia alcançou R﹩ 3,109 bilhões no 3T20, recorde histórico, que representa um aumento de 25% em relação ao 3T19

Veracel Celulose entrega 814 rádios para embarcações de pescadores

October 25, 2020

A Veracel Celulose, indústria localizada na Costa do Descobrimento, na Bahia, entregou 814 rádios VHF e SSB para embarcações, em 20 associações e colônias de pescadores da região, nas cidades de Porto Seguro, Santa Cruz Cabrália, Prado, Belmonte, Caravelas, Alcobaça, Nova Viçosa e Mucuri. Até o momento, foram realizadas oito instalações das bases de VHF e SSB, para que seja possível a comunicação com os rádios.

O apoio a essa iniciativa, assim como a diversas ações de cunho social, são parte do dia a dia da Veracel, que tem como propósito ser responsável, inspirar pessoas e valorizar a vida.

Suzano é reconhecida como umas das melhores empresas para trabalhar no Brasil

October 23, 2020

Suzano, aparece como uma das melhores empresas para trabalhar no país segundo ranking divulgado pelo Great Place to Work (GPTW) em parceria com a revista Época Negócios. A premiação é resultado de uma metodologia global desenvolvida a partir da pesquisa de clima, comentários dos funcionários, práticas culturais e questionário adicional temático para mulheres.  

Este é o segundo ano consecutivo no qual a Suzano está entre as 150 melhores do Brasil. Um dos focos da companhia mesmo antes do início da pandemia causada pelo novo coronavírus tem sido preservar a saúde, a segurança e o bem-estar de seus colaboradores, parceiros e familiares.

Tetra Pak aposta no formato colaborativo para viabilizar novos produtos no Brasil

October 22, 2020

Atenta às novas demandas dos consumidores, a Tetra Pak ampliou a estratégia de inovação colaborativa para diversificar o portfólio de alimentos e bebidas distribuídas em embalagens cartonadas no Brasil. Em seu Centro de Inovação ao Cliente (CIC), a companhia tem apoiado parceiros em testes e ajustes de formulações para trazer diferentes produtos de forma segura, saudável e sustentável ao consumidor. O objetivo é avaliar todas as oportunidades dentro de novos segmentos, além daqueles já atendidos.

A trilha de inovação é longa, indo desde bebidas vegetais e com alto valor proteico até queijo em caixinha e bebida láctea fermentada ambiente (espécie de iogurte transportado e consumido em temperatura ambiente). Molhos de tomate, milho e feijão, envasados na embalagem Tetra Recart, já ganharam as gôndolas dos supermercados nacionais e outros produtos como sopas com pedaços de legumes, molhos especiais, azeite, pratos prontos, frutas e até e pet food também são aguardados por aqui.

Braskem lança portfólio para impressão 3D na América do Sul

October 21, 2020

A Braskem deu mais um passo importante na sua estratégia de inovação e lança, este mês, um portfólio com produtos exclusivos para a indústria de manufatura aditiva, popularmente conhecida como impressão 3D, mercado em plena expansão no país. O setor, cujas principais caraterísticas são a descentralização de produção e customização das soluções, também tem ajudado no enfrentamento do novo coronavírus por meio da produção de máscaras do tipo face-shields e componentes de respiradores mecânicos, por exemplo.

As soluções da Braskem a partir de polipropileno (PP) se mostraram atraentes e ideais à manufatura aditiva, com base na reciclabilidade, resistência ao impacto e estabilidade dimensional da matéria-prima, que tem recursos de dobradiça duráveis ​​e também uma densidade mais baixa do que outros tipos de plásticos. O PP para impressão 3D pode ser encontrado em formato de pellet e filamento, ambos produzido no Brasil, e em pó, importado dos Estados Unidos. Além disso, os produtos podem ser utilizados tanto em impressoras 3D industriais, como em máquinas tipo desktop .

STADLER celebra história de inovação pioneira com marco do milésimo separador balístico

October 19, 2020

A STADLER atingiu um marco impressionante com a produção de seu milésimo separador balístico. A máquina foi adquirida pela Vaersa, empresa que desenvolve atividades de gestão e remediação de resíduos na região de Valência, na Espanha. O separador balístico STT5000_6_1 foi entregue à planta de triagem de embalagens leves Vaersa em Castellón no dia 28 de setembro, onde acabou de iniciar a operação.

 STADLER venceu o concurso público da Vaersa para o fornecimento dos separadores balísticos através da maior pontuação. “É um prazer de trabalhar com a STADLER. Já sabíamos de sua excelente reputação e que a empresa é uma marca de referência no setor de triagem de resíduos”, afirmou Noelia Almiñana, chefe do departamento de gestão de resíduos da Vaersa.

Piracicaba ganha os dois primeiros murais artísticos em empenas de prédios da cidade

October 18, 2020

De 19 de outubro a 15 de novembro, Piracicaba recebe o Festival Paredes Vivas, projeto que utiliza a arte urbana como ferramenta de conscientização ambiental e social. Com patrocínio da Klabin, a iniciativa convida artistas locais para pintar dois grandes murais de graffiti em empenas (paredes laterais) de prédios - intervenção artística inédita na cidade.

O primeiro deles é assinado por Sarah Soares, com produção prevista para iniciar no próprio dia 19 de outubro, na empena do Edifício Metrópole, situado na Rua Alfredo Guedes, 2020. Já o segundo, assinada por Diógenes Moura, tem início em 02 de novembro, localizado próximo ao Alto do Mirante, no Edifício Fecchio, na Av. Rui Barbosa, 126.

Pif Paf conquista 2º lugar em ranking nacional de excelência

October 13, 2020

A Pif Paf Alimentos foi um dos destaques da nona edição do Anuário 360º, elaborado pela revista Época Negócios, em pesquisa conduzida pela Fundação Dom Cabral (FDC), publicado hoje (09/10). A pesquisa, que avaliou 334 organizações, aponta a empresa mineira na 2ª colocação geral do segmento de Alimentos e Bebidas, atrás apenas da Ambev. Para alcançar o 2º lugar geral do segmento, a empresa obteve o mesmo resultado nas dimensões: Governança Corporativa, Inovação e Visão de Futuro. Além disso, ficou no TOP 3 na dimensão Desempenho Financeiro.

Para a elaboração dos rankings de 2020, o estudo dividiu as companhias em 24 setores. Cada uma delas foi comparada com suas concorrentes na mesma atividade, e também com todas as outras avaliadas, em seis dimensões: desempenho financeiro, governança corporativa, gestão de pessoas, capacidade de inovação, sustentabilidade e visão de futuro.

Klabin conquista a categoria Platinum na Avaliação de Responsabilidade Corporativa

October 10, 2020

A Klabin, alcançou mais um importante reconhecimento por suas práticas sustentáveis. A empresa conquistou a categoria Platinum na Avaliação de Responsabilidade Corporativa da EcoVadis, integrando o seleto grupo de 1% de empresas com o melhor desempenho no setor de Papel e Celulose do mundo.

A avaliação analisa 21 critérios divididos em quatro principais temas: Práticas Trabalhistas e Direitos Humanos, Meio Ambiente, Ética e Compras Sustentáveis. Neste ano, a Klabin atingiu 75 pontos na avaliação geral e 100 no quesito Meio Ambiente, uma melhora significativa em relação ao ano passado, quando a empresa alcançou 70 e 90 pontos.

Unilever anuncia segunda edição do "Senhor Estagiário"

October 09, 2020

A Unilever, está com inscrições abertas para a segunda edição do "Senhor Estagiário", um programa exclusivo para pessoas com mais de 55 anos que estejam cursando uma faculdade. Depois do sucesso da primeira edição, que resultou na efetivação da maioria dos talentos sêniores, a companhia ampliou as oportunidades para novas áreas. Agora, os candidatos podem concorrer a vagas de estágio em vendas, finanças e supply chain em São Paulo, capital, e no município de Valinhos (SP). Os interessados em participar do "Senhor Estagiário" devem se inscrever no http://www.unileverparatodes.com.br, um site acessível, que dispõe de tradução para libras, ícones descritivos, contraste de cores e tamanhos de fontes ajustáveis.

Braskem fecha primeira parceria para retirada de resíduos plásticos domiciliares de aterro sanitário na Grande São Paulo

October 08, 2020

O acordo firmado entre Braskem e Tecipar, evitará que mais de duas mil toneladas de resíduos plásticos sejam despejadas anualmente no aterro sanitário de Santana do Parnaíba, na região metropolitana de São Paulo. O volume é equivalente a 36 milhões de embalagens plásticas de polietileno e polipropileno. A parceria reforça o compromisso da Braskem com a Economia Circular e está alinhada com a estratégia de negócio da companhia, engajada em contribuir para o desenvolvimento da cadeia de reciclagem e seu mercado.

A parceria viabilizou a criação de uma usina de triagem para separação de resíduos sólidos e orgânicos de materiais recolhidos na coleta pública dos municípios de Barueri e Santana de Parnaíba. Após a separação, o plástico triado pela Tecipar será direcionado para reciclador parceiro da Braskem. As resinas recicladas, de polietileno e polipropileno, serão utilizadas como matéria-prima para o desenvolvimento de soluções mais sustentáveis para a indústria do plástico.

Sealed Air investe em projetos com ONG Gastromotiva

October 07, 2020

A Sealed Air Corporation, anuncia uma parceria de três anos com a Gastromotiva, organização sem fins lucrativos sediada no Brasil que emprega o poder da gastronomia, dos alimentos e da educação para abordar a desigualdade social, melhorar a educação nutricional, combater a fome, eliminar o desperdício de alimentos e criar empregos locais.

Desde 2006, a Gastromotiva já serviu mais de 500 mil refeições, recuperou mais de 100 mil quilos de alimentos e envolveu mais de 100 mil pessoas do mundo todo em educação nutricional. 

TOMRA FOOD OFERECE AJUDA AOS PROCESSADORES DE VEGETAIS DURANTE A CRISE DE COVID-19

October 05, 2020

  A TOMRA Food está chegando aos processadores de vegetais em todos os lugares para ajudá-los a enfrentar os desafios impostos pela pandemia COVID-19. Ao lançar uma campanha de informações e compartilhar conselhos online para gerentes de fábrica, gerentes de produção, engenheiros de processo e gerentes de qualidade, a empresa está tomando medidas para explicar como as tecnologias de classificação mais recentes e de última geração podem ajudar a resolver os problemas operacionais.

  O fechamento forçado de lojas e restaurantes de fast food e as restrições de bloqueio impostas em muitas nações afetaram os hábitos de compra de alimentos dos consumidores. Como as pessoas cozinham com mais frequência em casa, a demanda no varejo por vegetais de todos os tipos aumentou significativamente.

  Para uma indústria que geralmente mede o crescimento das vendas em um dígito, essa é uma grande diferença. Consequentemente, muitos processadores se encontram sob uma pressão sem precedentes para melhorar a produtividade e aumentar o rendimento. Ao mesmo tempo, no entanto, eles devem resistir a apressar os produtos na linha tão rápido que a qualidade do produto possa ser comprometida. Mas nem todos os processadores possuem as tecnologias ou recursos humanos para gerenciar isso.

Klabin adapta Bag in Box para transporte de álcool em gel

September 30, 2020

A Klabin, adaptou uma de suas soluções, o Bag in Box, para transportar, em bags de cinco litros, o álcool em gel desenvolvido pela companhia em parceria com o Instituto SENAI de Inovação em Biossintéticos e Fibras (organização integrante do SENAI CETIQT) e a indústria de cosméticos Apoteka. O produto é feito a partir da celulose microfibrilada, espessante extraído da madeira que substitui o carbômero, insumo escasso no mercado por conta da pandemia.

A embalagem resistente protege o produto transportado e evita a contaminação, sendo bastante utilizada nos setores alimentício, bebida , químico, petroquímico e do agronegócio. Além disso, o produto possibilita menor custo de frete devido ao formato otimizado e permite impressão personalizada.

Embalagens ecológicas para fertilizantes agrícolas

September 29, 2020

Atualmente a MicroquimicaTradecorp, é a única empresa do ramo de fertilizantes foliares que utiliza embalagens e tampas recicladas, com o selo ECO TRIEX®. Cerca de 80% do volume de entregas da empresa utiliza embalagens recicladas do Sistema Campo Limpo.

Com isso, a empresa evita, a cada 8,5 milhões de unidades de produtos envasados na embalagem reciclada, a emissão de 9 mil toneladas de CO₂, que seriam emitidos no ciclo de vida da mesma quantidade de embalagens convencionais. Para compensar essa emissão, seria necessário plantar um total de 65 mil árvores.

A embalagem oferece praticidade e segurança, em conjunto com alta performance e resistência. Assim, a utilização deste conjunto de soluções se traduz em excelência: estanqueidade (zero vazamento), robustez, não se deforma e não se rompe facilmente, sendo uma embalagem adequada aos desafios da logística e manuseio do dia a dia do agronegócio brasileiro.

A TOMRA Sorting Recycling publica novo eBook revelando o potencial das máquinas conectadas

September 24, 2020

  As máquinas conectadas e o armazenamento de dados na nuvem estão transformando a forma como as empresas coletam, acessam e analisam dados. A indústria de reciclagem está descobrindo o poder dos dados relatados pelos sistemas de seleção ótica conectados. Esse recurso está proporcionando uma nova era de otimização de processos orientada por dados, sugere o novo eBook, “Digitalização - Conecte para Aumentar a Produtividade na Indústria de Reciclagem.

  Antes da Industria 4.0 e da Internet das Coisas (IIoT), os dados de produção permaneciam  na base local dos separadores óticos, dificultando a coleta e a análise. Agora, por meio de sensores integrados e relatórios armazenados na nuvem, separadores óticos são transformados em máquinas de entrega de dados para promover o processo de gerenciamento estratégico. Dados quase em tempo real fornecem informações sobre as falhas de produção, permitem que as empresas reajam mais rapidamente às mudanças e melhorem a qualidade e o rendimento do produto reciclado.

  O e-book de download gratuito avalia se os relatórios de serviço armazenados, pedidos de peças de reposição e manuais de produtos melhoram a eficiência da manutenção da máquina.

Kimberly-Clark anuncia estratégia ambiciosa de Sustentabilidade

September 22, 2020

Kimberly-Clark, anunciou sua nova estratégia de sustentabilidade para a próxima década, com metas destinadas a enfrentar os desafios sociais e ambientais até 2030. Entre os compromissos estão melhorar a qualidade de vida e o bem-estar de 1 bilhão de pessoas em comunidades vulneráveis em todo o mundo e reduzir pela metade sua pegada ambiental.

A Kimberly-Clark e suas marcas fornecem itens essenciais a um quarto da população mundial todos os dias. No entanto, milhões de pessoas em todo o mundo ainda não têm acesso a produtos e soluções básicas para melhorar sua qualidade de vida.

O novo compromisso de impacto social busca contribuir com resultados positivos em áreas como: o cuidado da saúde e bem-estar das pessoas em todas as fases da vida; desafiar estigmas e defender o progresso das mulheres; e promover um mundo onde todos possam desfrutar de acesso à água potável e saneamento.

Braskem inicia produção comercial de polipropileno em La Porte, Texas (EUA)

September 11, 2020

A Braskem, líder mundial na produção de biopolímeros, anuncia o início bem-sucedido de sua mais nova linha de produção de polipropileno (PP), com padrão de excelência, localizada em La Porte, Texas, EUA.
A nova linha da companhia tem uma capacidade de produção anual superior a 450 mil toneladas (kt) e pode produzir todo o portfólio de polipropileno, o que inclui uma ampla variedade de produtos, entre eles, homopolímero, copolímero de impacto e copolímeros randômicos. A construção teve início em outubro de 2017 e foi concluída em junho de 2020. O lançamento da produção comercial ocorre após a conclusão com sucesso do processo de comissionamento e o atingimento dos elevados protocolos de garantia de qualidade dos produtos da Braskem.

STADLER adquire participação majoritária na weeeSwiss Technology AG

September 10, 2020

 A STADLER anunciou a aquisição de uma participação majoritária na weeeSwiss Technology AG, especializada em projeto, construção e operação de usinas de reciclagem de Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrônicos (REEE). Com esta mudança, a STADLER estende sua oferta para incluir a reciclagem de resíduos eletrônicos, um setor que cresce rapidamente em resposta à crescente pressão para melhorar a gestão ambiental deste tipo de resíduos, para usar os recursos de forma mais eficiente e contribuir para uma economia circular.

 REEE é o fluxo de resíduos de mais rápido crescimento em todo o mundo, atualmente atingindo volumes anuais em torno de 50 milhões de toneladas métricas. A demanda por reciclagem deste material está crescendo rapidamente, à medida que a legislação para regulamentar a gestão de resíduos eletrônicos entra em vigor em todo o mundo para tratar do impacto ambiental desses resíduos e promover uma economia circular onde seus materiais componentes são recuperados e reutilizados

Suzano vence duas categorias do Prêmio Destaques do Setor 2020 da ABTCP

September 10, 2020

 A Suzano, referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do cultivo de eucalipto, foi eleita a melhor empresa do setor em duas categorias do Prêmio Destaques do Setor 2020, a mais importante premiação da indústria de celulose e papel entregue pela Associação Brasileira Técnica de Celulose (ABTCP).  

  Nesta edição, a Suzano recebeu os prêmios nas categorias Sustentabilidade e Fabricante de Celulose de Mercado. A premiação, que acontece há 20 anos, prestigia e reconhece os fabricantes e fornecedores mais respeitados no mercado. Participam do Prêmio Destaques do Setor todas as empresas associadas ou não à ABTCP.  

KWS SEMENTES ESCOLHE A TOMRA FOOD NA HORA DE AUTOMATIZAR AS LINHAS DE PRODUÇÃO

September 08, 2020

 A empresa KWS Sementes continua o forte investimento em unidades de beneficiamento de sementes e, na hora de aumentar a qualidade do produto, não hesitou e escolheu a TOMRA Food para automatizar as linhas de produção. Com o DNA na produção de sementes, a empresa tem inovado constantemente e, no ano passado, inaugurou uma extensão da atual planta, que foi a primeira com um modelo horizontal no processo de classificação.

 Neste momento, a KWS tem uma produção de 2 milhões de sacos de sementes de milho, sorgo e soja por ano no Brasil. A nova planta inaugurada em 2019 conta com equipamentos de última geração em modelo horizontal de processamento de sementes, o que reduz significativamente o dano mecânico destas durante o processo de classificação. Para garantir e atestar uma maior qualidade na classificação das sementes de milho, a organização escolheu a TOMRA Food para liderar o processo.

Unilever investe 1 bilhão de euros para eliminar combustíveis fósseis

September 08, 2020

A Unilever, vai substituir globalmente 100% do carbono derivado de combustíveis fósseis das fórmulas de seus produtos de limpeza e lavanderia por carbono obtido de fontes renováveis ou recicladas. Com investimento de 1 bilhão de euros em pesquisas e desenvolvimento, o programa visa transformar a sustentabilidade de suas marcas globais de limpeza e lavanderia como OMO, Brilhante, Cif, Sétima Geração, entre outras.
A maior parte dos produtos de limpeza e lavanderia disponíveis no mercado contém componentes químicos feitos a partir de combustíveis fósseis, fonte não-renovável de carbono. A transição da Unilever para fontes renováveis ou recicladas de carbono busca se desvencilhar do mercado de combustíveis fósseis. Primeira iniciativa com esta magnitude, o "Futuro Limpo" vem ao encontro da ambição da companhia de zerar as emissões líquidas de seus produtos até 2039.

Papirus doa uma tonelada de papel para impressão de livros do projeto Pegaí Leitura Grátis

September 07, 2020

Papirus , é mais nova parceira do Pegaí Leitura Grátis , uma iniciativa sem fins lucrativos, presente em 15 cidades do estado do Paraná, cujo objetivo é incentivar o hábito da leitura por meio do compartilhamento gratuito de livros em locais públicos. A companhia aderiu à ação com a doação de uma tonelada de papel que será usado na confecção das capas dos livros impressos pelo próprio projeto.

O primeiro título a ser impresso com a doação da Papirus está prestes a ser lançado. A obra "A turma da Vila Hilda contra-ataca", segunda história da divertida temática de fantasmas ambientada no casarão Vila Hilda, na cidade de Ponta Grossa (PR), da escritora Simone Pedersen, estará disponível ainda no mês de setembro.

TOMRA: Quando o serviço técnico personalizado se torna um diferencial

September 03, 2020

O mercado brasileiro é cada vez mais exigente no que diz respeito à reciclagem e a TOMRA Sorting Recycling vem acompanhando esse aumento de exigência com atenção, garantindo sempre uma tecnologia de ponta capaz de estar ao nível da demanda das plantas locais. No entanto, só vender equipamentos de alta tecnologia não é suficiente e o objetivo é oferecer uma solução integrada que reflete os valores da empresa nas várias etapas de negócios. Esse elemento diferenciador tem um nome: TOMRA Care e uma das empresas locais que beneficia desse serviço personalizado é a ECOFABRIL, localizada na cidade de Jundiaí em São Paulo.

Depois que a instalação estiver totalmente operacional, a TOMRA permanecerá ao lado do cliente com a opção de um contrato de serviço, único no mercado, para garantir que a solução continue entregando resultados otimizados. O contrato personalizado pode incluir a presença no local, conforme necessário, 7 dias / semana de suporte ao produto, visitas do engenheiro de aplicação, suporte de urgência em níveis, resposta direcionada à planta, treinamento, bem como cobertura de peças de reposição e desgaste para garantir o tempo de atividade máximo e proteger o investimento do cliente.

Klabin reforça versatilidade dos copos de papel com o KlaCup®

September 03, 2020

Com o intuito de oferecer ao mercado soluções cada vez mais sustentáveis, que fomentem o uso inteligente dos recursos, a Klabin lançou, há cerca de dois anos, uma linha de papelcartão voltada ao mercado de copos. O KlaCup® é produzido com fibras de pínus e eucalipto, mix que garante maior resistência e qualidade de impressão diferenciada. A aplicação de barreira permite que o produto seja utilizado para diversas finalidades, incluindo o contato direto com alimentos quentes ou frios.

O papelcartão, assim como os demais produzidos pela empresa, é feito a partir de florestas plantadas e certificadas, ou seja, fontes sustentáveis e renováveis, além de ser reciclável. O KlaCup® é comercializado na versão Blanc, com os dois lados brancos, e na versão Natural Kraft, que possui um dos lados na coloração marrom, atendendo à demanda e tendência do mercado por embalagens mais sustentáveis e opções com aparência mais natural.

Braskem avança em pesquisas sobre reciclagem química de plásticos

September 01, 2020

Comprometida em desenvolver soluções inovadoras que contribuam à economia circular e ao desenvolvimento sustentável, a Braskem dá mais um importante passo para aprimorar a tecnologia de reciclagem química de plásticos pós-consumo. A companhia, que já vinha atuando em parceria com o EngePol - Laboratório de Engenharia de Polímeros da COPPE/UFRJ (Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro) e o SENAI CETIQT, por meio do Instituto SENAI de Inovação em Biossintéticos e Fibras, agora assina acordo de cooperação para viabilizar as próximas fases dos estudos com as mesmas instituições de ensino e com a Fábrica Carioca de Catalisadores (FCC S.A.).

Corrente do Bem de apoio aos catadores de materiais recicláveis

August 25, 2020

Diante do cenário de pandemia da Covid-19, a maior parte de cerca de 1 milhão dos catadores de materiais recicláveis teve que paralisar suas atividades, perdendo a renda para o sustento próprio e de suas famílias, segundo dados do MNCR (Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis). Com o intuito de amparar esse elo essencial da cadeia da reciclagem, a Companhia Brasileira de Alumínio (CBA) abraça uma campanha iniciada pela Tetra Pak junto à startup de impacto social Ribon, que disponibiliza auxílio a catadores autônomos de materiais recicláveis assistidos pela ONG Pimp My Carroça.
A ação, que está no ar desde maio, já contou com o apoio da Klabin, para garantir a continuidade do projeto. Até o dia 31 de agosto, a CBA se une às duas grandes empresas para manter o suporte a esses trabalhadores em agosto.

Tetra Pak soma 50 bilhões de embalagens recicladas globalmente em 2019

August 21, 2020

Sustentabilidade está no centro da estratégia dos negócios e operações da Tetra Pak. A companhia mantém uma atuação sustentável e holística, com ações que permeiam três grandes frentes atreladas à promessa de marca de Proteger o que é Bom, o que engloba a proteção dos alimentos, das pessoas e dos futuros.

Referência na fabricação de embalagens e soluções de processamento de alimentos e bebidas, a Tetra Pak anuncia que, em 2019, somou 50 bilhões de embalagens cartonadas direcionadas para reciclagem em todo o mundo. Na última década, a companhia também deixou de emitir o equivalente a 10 milhões de toneladas de carbono, fruto de uma série de adequações em suas operações.

No Brasil, mais de 81 mil toneladas de embalagens pós-consumo foram recicladas somente em 2019.

TOMRA FOOD ABRE NOVA SEDE REGIONAL NO CHILE

August 20, 2020

A TOMRA Food abriu uma nova sede regional para aprimorar seu suporte a processadores e embaladores de alimentos na América Latina. A nova base construída em Santiago, no Chile, significa que a TOMRA Food e suas duas empresas irmãs, Compac e BBC Technologies, agora têm uma forte presença na região, o que contribui significativamente para o fornecimento global de frutas, nozes e vegetais, produtos à base de batata, grãos e sementes, frutas secas, carnes e frutos do mar. 

Para João Medeiros, Gerente Comercial da TOMRA Food Brasil, a abertura da nova sede no Chile é muito importante: “A abertura é uma ótima notícia para a TOMRA Brasil, tenho certeza que haverá ainda mais interação entre a TOMRA Brasil e Chile com o principal objetivo de garantir a excelência no atendimento ao cliente. Os maiores benefícios serão a proximidade geográfica, similaridade cultural, maior estoque de peças regional, que servirá como um centro de distribuição para América Latina, máquinas disponíveis para testes, demonstrações e treinamento. Além disso, a nova sede fortalecerá ainda mais a presença da TOMRA Food na região, com um time de profissionais qualificados, que vem aumentando consistentemente””.

Serviço de revisão da Johnson Controls-Hitachi otimiza vida útil de compressor

August 10, 2020

O descuido e a falta de revisão preventiva podem levar a quebra de componentes internos de compressores, como rotores macho e fêmea, queima do motor elétrico, quebra da carcaça e até a perda total do equipamento. Revisar preventivamente o compressor tem um custo muito menor do que consertá-lo após uma quebra.

Para prolongar a vida útil do compressor, a Johnson Controls-Hitachi fornece o serviço de revisão Overhaul para o chiller parafuso com condensação a água e o chiller parafuso com condensação a ar, que substitui peças pré-determinadas que se desgastam após um longo período de operação.

Smurfit Kappa cresce 46% no e-commerce

August 06, 2020

 pandemia da Covid-19 fez o e-commerce disparar no Brasil, e não foi diferente na Smurfit Kappa. Um dos principais fornecedores de soluções de embalagens de papelão do mundo teve um crescimento expressivo de 46% no segmento de e-commerce, comparado ao 1º semestre de 2019. Em 2020, do 1º para o 2º trimestre, o aumento foi de 148%, impulsionado, principalmente, pelos clientes dos segmentos de varejo e bebidas.
Um dos protagonistas desse crescimento foi um sistema desenvolvido no Brasil, chamado de e-Wheel, uma plataforma online que possui um banco de dados composto por mais de 100 soluções para o e-commerce, criadas por desenvolvedores de vários países, que variam de acordo com a missão de compra do consumidor, justamente para facilitar os vendedores e desenvolvedores a criarem uma embalagem mais adequada à necessidade de cada cliente.

Grupo HEINEKEN investe em alta tecnologia e se torna a primeira cervejaria a renovar sua frota de empilhadeiras

August 05, 2020

O Grupo HEINEKEN no Brasil, está investindo em tecnologia e renovando com eletrificação toda a frota de empilhadeiras dos seus 29 centros de distribuição e 15 unidades produtivas espalhados por todo o território brasileiro. A iniciativa, que está sendo realizada em parceria com a JUNGHEINRICH Ltda.,  tem como objetivo tornar as unidades mais sustentáveis, além de aumentar a qualidade do trabalho para o colaborador e a eficiência do sistema de distribuição da companhia.

As novas empilhadeiras são equipadas com a mais recente tecnologia em bateria de lítio, trazendo uma série de benefícios, como a redução dos gases de efeito estufa.

Prolata fecha parceira com Rafa Resolve

August 04, 2020

A startup Rafa Resolve, que atua no mercado de resíduos da construção civil, é o mais novo entreposto da Prolata, associação sem fins lucrativos criada em 2012 pela cadeia de valor dos fabricantes de latas de aço no Brasil para reciclagem de latas de aço pós-consumo. Até setembro, cinco unidades da Rafa Resolve se tornam entrepostos: duas em São Paulo, nos bairros do Limão e Itaquera; duas em Santo André, nos bairros Campestre e Jardim Ana Maria; e uma em Suzano, no bairro Casa Branca.

Com a parceria, a Rafa Resolve passa a segregar, receber e coletar latas de aço pós consumo das revendas de materiais de construção, de construtoras e também de consumidores. Todas as latas de aço são enviadas para a siderúrgica Gerdau, que revaloriza as latas pós consumo na produção de novo aço

Walter Schalka, presidente da Suzano, é eleito CEO do ano na América Latina

August 04, 2020

O presidente da Suzano, Walter Schalka, foi eleito o CEO do ano da América Latina no setor de papel e celulose em 2020. Essa é a sexta vez consecutiva que Schalka recebe o reconhecimento dado pela Fastmarkets RISI, maior provedora de informações da indústria global de produtos florestais. 

 A eleição é realizada junto a um grupo de avaliadores composto por juízes independentes, analistas e especialistas do setor. A liderança e a transparência de Schalka foram citados por especialistas como algumas das razões para a indicação em um período tão desafiador. 

HARIBO completa 100 anos de história

August 03, 2020

A trajetória da HARIBO começou com Hans Riegel, um jovem confeiteiro que em 13 de dezembro de 1920, na cidade de Bonn, na Alemanha, iniciou seu próprio negócio no quintal de sua casa, investindo suas economias em uma sacola de açúcar e uma chaleira de cobre.

Acrônimo de HAns RIegel BOnn, a HARIBO começou com a produção de pastilhas, mas mudou rapidamente para balas de gelatina, que na época não eram ainda muito conhecidas Pouco tempo depois, a empresa já tinha oito funcionários e Hans lançou o primeiro alicerce para o subsequente sucesso internacional da HARIBO: inspirado pelos ursos treinados nas feiras do século XIX, ele inventou o "urso dançarino" - uma figura de urso feita de gelatina com sabores de fruta. Atualmente, são produzidos 160 milhões de Ursinhos de Ouro diariamente em todo o mundo.

Valmet é finalista no Prêmio Destaques do Setor 2020 da ABTCP

July 30, 2020

A Valmet, foi classificada em cinco categorias para a etapa final do Prêmio Destaques do Setor 2020, promovido pela Associação Brasileira Técnica de Celulose e Papel (ABTCP). A premiação, que acontece desde 2000, reconhece os melhores fabricantes e fornecedores do mercado de papel e celulose.

A multinacional finlandesa apresentou cases e iniciativas que estão revolucionando o setor e foi selecionada em cinco categorias: fabricantes de máquinas e equipamentos para celulose; fabricantes de máquinas e equipamentos para papel de imprimir, escrever, especiais e embalagem; fabricantes de equipamentos e acessórios para produção de tissue; fabricantes de equipamentos e sistemas para recuperação de licor e geração de energia; e prestadores de serviços de manutenção e montagem.

A STADLER participa do projeto de pesquisa NEW-MINE, para explorar o potencial da mineração de aterros para a recuperação de recursos a partir de resíduos

July 22, 2020

Na Europa existem entre 150.000 e 500.000 aterros, dos quais cerca de 90% são aterros “não sanitários” anteriores à Diretiva de Aterro Sanitário da UE de 1999. A mineração aprimorada de aterros sanitários (ELFM) tem o potencial de fornecer uma solução que pode reduzir drasticamente os futuros custos de remediação e recuperar terras valiosas, desbloqueando recursos preciosos.

O projeto de pesquisa de 4 anos NEW-MINE, liderado pelo Instituto KU Leuven de Metais e Minerais Sustentáveis ​​SIM2, foi lançado em 2016 para analisar diferentes aspectos da Mineração Avançada de Aterros. Seu objetivo é desenvolver e integrar tecnologias ELFM de ponta e ecológicas para valorizar os aterros da Europa, recuperando recursos como materiais, energia e terra, mitigando futuros riscos ambientais e de saúde e evitando custos significativos de remediação.

O que ainda não foi abordado é a questão do que a Europa e outros países do mundo farão com as vastas quantidades de resíduos industriais e de consumo que foram descartados em lixões e aterros sanitários nos últimos 100 anos. Nesse contexto, o ELFM foi proposto como uma abordagem pronta para tratar de como podemos lidar com os resíduos do passado, independentemente da necessidade urgente de evitar a criação e o descarte de novos resíduos no futuro”.

Henkel é a primeira empresa a fechar um título para redução de resíduos plásticos

July 21, 2020

A Henkel segue avançando com sua liderança em sustentabilidade, combinando importantes instrumentos de financiamento com desenvolvimento sustentável, e é a primeira empresa do mundo a fechar um vínculo de redução de resíduos de plástico. Os rendimentos desse bônus, um acordo privado com as seguradoras japonesas Dai-ichi Life e Dai-ichi Frontier Life, serão destinados especificamente a projetos e despesas relacionados às atividades da Henkel para reduzir os resíduos plásticos. O título tem um volume total de US$ 70 milhões e vencimento de cinco anos.

O bônus de redução de resíduos plásticos ressalta o compromisso da Henkel de promover uma economia circular e, portanto, com o financiamento sustentável. Ao mesmo tempo, oferece a oportunidade de obter informações adicionais sobre produtos financeiros relacionados à sustentabilidade. Em 2018, a Henkel foi a primeira empresa alemã a concluir um “empréstimo vinculado à sustentabilidade”, linha de crédito associada ao desempenho da Henkel em três classificações independentes de sustentabilidade.

Alpargatas inaugura novo centro de distribuição em Extrema (MG)

July 21, 2020

A Alpargatas começa a operar um novo centro de distribuição (CD) em Extrema, no estado de Minas Gerais. A empresa já tinha uma base provisória para armazenamento de produtos na cidade, em uma área de 5 mil m2, desde o ano passado. Agora, passa a ocupar de forma definitiva um espaço com 13 mil m2.

A escolha da cidade de Extrema, em Minas Gerais, deve-se especialmente à proximidade de grandes centros urbanos, que concentram grande parte dos consumidores, o que traz eficiência logística à operação.

Suzano lança programa para apoiar retomada dos negócios de gráficas e papelarias

July 20, 2020

A Suzano,  anuncia nesta semana um amplo conjunto de iniciativas para apoiar seus clientes do segmento de papel nesse período de retomada das atividades. Intitulado “Tamo Junto!”, o programa prevê a oferta de crédito e renegociação de dívidas de papelarias, gráficas e copiadoras de pequeno e médio porte, além da doação de materiais de comunicação e kits de prevenção para uso diário em pontos de venda. O projeto deve beneficiar mais de 1.000 mil parceiros da Suzano em todo o país.

A campanha “Tamo Junto!” foi dividida em quatro frentes de atuação. A primeira, focada no apoio ao negócio, prevê a possibilidade de crédito diferenciado, renegociação de dívida e flexibilização de encargos. A segunda contará com a doação de materiais essenciais para o combate à propagação do coronavírus, tais como escudos faciais, adesivos de distanciamento para uso em pontos de venda e dispenser para uso de álcool gel. A terceira é composta por um pacote de comunicação que reunirá informações sobre higiene e limpeza, distanciamento social, fluxo de caixa, flexibilização e crédito BNDES. A quarta frente é a plataforma “Tamo Junto!”, canal online onde os parceiros poderão acessar conteúdos específicos, incluindo materiais desenvolvidos pelo Sebrae, voltados ao aprimoramento da gestão dos negócios.

TOMRA FOOD PUBLICA NOVO EBOOK PARA EMBALADORES DE BATATAS FRESCAS

July 14, 2020

A TOMRA Food publicou um eBook para ajudar os embaladores de batatas frescas a enfrentarem os desafios operacionais intensificados pela pandemia de COVID-19. A publicação de 19 páginas, disponível gratuitamente para download no site da empresa, oferece informações e conselhos que serão úteis para os embaladores não apenas agora, enquanto as condições do mercado são distorcidas, mas também muito depois da pandemia.

​O eBook começa reconhecendo que o dano infligido à indústria de batata pelo COVID-19 não é imparcial. Embora muitos produtores e processadores de batata tenham sofrido por causa da perda de demanda nos estabelecimentos de serviços alimentícios, outros produtores e embaladores estão prosperando porque as vendas no varejo de batatas frescas embaladas foram impulsionadas pelo aumento da frequência da comida caseira. O eBook relata como o valor monetário das vendas de batata em supermercados de várias lojas aumentou rapidamente em 67%.

Tetra Pak realiza tour virtual ao seu Centro de Inovação ao Cliente

July 07, 2020

A pandemia de Covid-19 trouxe desafios para empresas atuando em diferentes segmentos, que tiveram que adaptar uma série de processos para manter suas operações. Na indústria de alimentos e bebidas, o desenvolvimento de novos produtos e a realização de testes de formulação estão acontecendo remotamente.
A Tetra Pak lançou um tour virtual pelo seu Centro de Inovação ao Cliente como forma de estimular a cocriação e a inovação no setor. A ferramenta apresenta toda a estrutura do local e simula a mesma experiência vivenciada pelos clientes em visitas presenciais. 

Engerey chega ao Norte do país com a oferta de painel que reduz conta de energia na indústria

July 06, 2020

A Engerey, está expandindo sua atuação para o Norte do país, disponibilizando para os estados do Amazonas, Acre, Amapá, Roraima, Rondônia e Pará, toda a sua linha de produtos, especialmente banco de capacitores voltados ao setor industrial.

Este já era um dos planos da empresa para 2020, e foi adaptado ao novo cenário de pandemia com a oferta de uma solução que permite às indústrias aliviarem as suas contas de energia elétrica neste momento de baixa na produção. .

A instalação de um banco de capacitores é realizada através da conexão correta aos terminais que alimentam a rede. O procedimento é simples e seu investimento é compensado em poucos meses. 

Epson lança site com jogos e atividades

June 29, 2020

A Epson lançou o Ecotank4Fun, um site com uma série de atividades com modelos que podem ser impressos e usados como atividades para entreter e relaxar toda a família.

São três categorias: o Fun4Kinds, com máscaras, jogos e desenhos para colorir; Day4Fun, para crianças maiores e modelos para montar caixas 3D e o Fun4You, com papéis de presentes, planners, caixas e mandalas de colorir. No endereço  http://epson.com.br/ecotank4fun, estão disponíveis os links para download de todas as atividades e instruções de como imprimir e montar.

Please reload