LOGO

  • Blogger Social Icon
  • Facebook App Icon

Noticias

A primeira máquina de corte a laser TRUMPF de 12 kW está em operação no Brasil

November 30, 2020

O Brasil está entre os países que já receberam a nova máquina de corte a laser TruLaser Series 5000 com o TruDisk 12001 com 12 quilowatts de potência do laser. A máquina já foi instalada e está em fase de ajustes de montagem.  A segunda máquina já está a caminho e será apresentada na FEIMEC 2021.

“A nova TruLaser 5000 com 12 quilowatts de potência representa a mais avançada tecnologia de corte a laser. Dotada de sistemas inteligentes de assistência ao processo, ela alcança velocidades até 50 por cento mais altas em chapas de espessura acima de 4 mm, em comparação às máquinas operando com laser de 10 quilowatts“, compara João Visetti, CEO da TRUMPF Brasil, acrescentando: “Velocidade mais alta significa maior produtividade: essas novas máquinas cortam até 30 por cento mais chapas por hora”.

As novas máquinas TruLaser Series 5000 vêm com recursos testados e comprovados, como Active Speed Control e BrightLine Fiber, que levam a processos mais confiáveis e peças de alta qualidade tanto no corte por oxigênio, quanto por nitrogênio e ar-comprimido.

Krones inova em inspeção de garrafas vazias com tecnologia de deep learning

November 25, 2020

A Krones através de sua tecnologia de inspeção elevou para um nível superior o novo Linatronic AI que emprega, pela primeira vez,um software com tecnologia de deep learning para detectar e classificar anomalias automaticamente, tornando a máquina muito mais inteligente e eficiente do que os modelos convencionais de inspetores.

 

Deep learning é uma tecnologia que permite às máquinas fazer o que nós, humanos, fazemos naturalmente: aprender com o exemplo. Mas há uma grande diferença: uma máquina pode usar essa habilidade muitas vezes com mais eficiência do que os humanos.

 

A base para o deep learning é uma rede neural artificial (RNA). A RNA pode ser descrita como um sistema complexo de múltiplos filtros consecutivos.

Braskem e Haldor Topsoe produzem pela primeira vez bio-MEG renovável, a partir de açúcar

November 23, 2020

Braskem e a dinamarquesa Haldor Topsoe, anunciam a primeira produção de MEG (monoetilenoglicol) de origem renovável em escala de demonstração. Fruto da cooperação entre as duas empresas, o desenvolvimento da tecnologia MOSAIK™ de produção de bio-MEG vem progredindo conforme cronograma planejado, na unidade de demonstração localizada em Lyngby, na Dinamarca.

O MEG é matéria-prima do PET (tereftalato de polietileno), que tem inúmeras aplicações e é fundamental para setores como o têxtil e de embalagens, principalmente garrafas de bebidas. Atualmente, o MEG é feito predominantemente com matérias-primas fósseis, como nafta, gás ou carvão. O mercado global de MEG representa um valor de aproximadamente 25 bilhões de dólares.

SIG reduz em até 50% o consumo de água

November 13, 2020

A inovação em economia de água será incluída em todas as novas máquinas de envase de alta velocidade da SIG, que possuem capacidade de envasar 24 mil embalagens cartonadas de pequeno porte por hora. A nova tecnologia também está disponível na maioria das máquinas de envase para embalagens cartonadas de até 1.100 ml com capacidade de 12 mil embalagens cartonadas por hora. 

A novidade contempla também a conversão de boa parte dos modelos de maquinário disponíveis de terceira geração da SIG para embalagens cartonadas de pequeno e médio porte, que também poderão ser equipadas e atualizadas com um novo kit, fácil de instalar e que gera ganhos de redução no consumo de água pela metade, economizando aproximadamente até 350 litros por hora.

Empresa brasileira cria filme plástico para embalagem que inativa o novo coronavírus

November 12, 2020

Alpfilm, acaba de anunciar o primeiro filme PVC que tem a capacidade de inativar o vírus - o AlpFilm Protect.
O produto, que já contava com propriedades antifúngicas e bactericidas - graças à presença de micropartículas de prata - passou por uma série de estudos para adequações em sua composição com o objetivo de assegurar sua eficácia antiviral, em especial contra o novo coronavírus. "Desde 2014 a nossa linha de produtos AlpFilm Protect conta em sua composição com uma solução que evita a proliferação de fungos e bactérias, oferecendo uma barreira de proteção eficaz para a conservação de alimentos e outros produtos embalados com o plástico filme. Diante dos desafios impostos pela Covid-19, decidimos voltar nossas atenções para a pesquisa e desenvolvimento dessa evolução do produto para a inativação do novo coronavírus por contato", explica Alessandra Zambaldi, diretora de Comércio Exterior e Marketing da Alpfilm.

TOMRA Insight, a poderosa plataforma de gestão de dados para aumentar as eficiências de seleção, agora oferece aos recicladores mais novidades e funcionalidades

November 10, 2020

  O novo desenvolvimento aprimorou a plataforma baseada em nuvem com a capacidade de desbloquear o poder do big data; portal baseado na web permite fácil acessibilidade.

  TOMRA Insight, a plataforma de gestão de dados baseada em nuvem que permite os usuários dos nossos separadores a melhorar a eficiência operacional, está sendo implementada em mais setores.

  Felix Flemming, vice-presidente e chefe digital da TOMRA Sorting, comentou: “Ao capturar e usar dados valiosos, a TOMRA Insight está transformando a triagem de um processo operacional para uma ferramenta de gerenciamento estratégico. Esta ferramenta está se tornando cada vez mais poderosa à medida que a desenvolvemos continuamente em resposta às necessidades e prioridades dos clientes. Novas funcionalidades e recursos são lançados a cada três semanas - uma rotina durante a qual a TOMRA trabalha em estreita colaboração com os clientes na busca de objetivos compartilhados”.

SIG desenvolve rastreabilidade digital que atende às atualizações do RIISPOA

November 04, 2020

Com aumento na demanda por informações sobre a origem dos alimentos, além do crescente desafio de produtores no acompanhamento de toda a jornada logística, a expectativa de quem consome é cada vez maior por transparência.  

No último dia 18 de agosto de 2020, o MAPA atualizou o Regulamento de Inspeção Industrial e Sanitária de Produtos de Origem Animal (RIISPOA), incluindo a utilização de sistemas informatizados para o registro dos dados referente ao monitoramento e a verificação dos programas de autocontrole, desde que garantidas pelo estabelecimento a segurança, a integridade e a disponibilidade das informações.

A nova medida vem ao encontro dos esforços da área de inovação e segurança de alimentos da SIG do Brasil junto ao MAPA, em apoiar o desenvolvimento de soluções digitais para agilizar os processos de rastreabilidade das indústrias de alimentos, além de evitar fraudes ou erros humanos.

TOMRA Insight, a poderosa plataforma de dados da indústria 4.0 está agora disponível para a indústria de alimentos

November 03, 2020

Após seu lançamento bem-sucedido no ano passado pela TOMRA Sorting Recycling, o TOMRA Insight também está sendo disponibilizado para os clientes da TOMRA Mining, TOMRA Food e Compac, parte da família TOMRA Food. Para todos esses setores, a plataforma é aprimorada por novos recursos e funcionalidades.

O TOMRA Insight transforma as máquinas de seperação e classificação em dispositivos conectados que geram dados de processo valiosos. Esses dados são armazenados com segurança na nuvem, convertidos em informações acionáveis ​​e acessíveis de qualquer lugar por meio de um portal da web para desktops e dispositivos móveis.

A coleta de dados do TOMRA Insight ajuda os processadores quase em tempo real e em retrospecto. Como a qualidade do produto é medida continuamente, os operadores da máquina têm autonomia para fazer ajustes rápidos e otimizados nas configurações da máquina em resposta às mudanças na qualidade do produto na linha. E como a TOMRA Insight fornece dados detalhados anteriormente inacessíveis, os clientes agora têm autonomia para tomar decisões operacionais e de negócios com base em informações mais completas.

Rayflex lança sistema para portas rápidas com tecnologia de acionamento

October 27, 2020

Com a pandemia e as novas diretrizes de prevenção à doença, o acesso controlado por meio da medição de temperatura tem sido uma das mais difundidas. Com essa nova demanda em vista, a Rayflex, maior fabricante de portas rápidas industriais do Brasil, está lançando o Termoflex, um acionador que, acoplado ao sistema da porta, faz a aferição da temperatura corporal por meio de aproximação do pulso.

O acionador, que atende a todos os modelos de porta da empresa, permite a livre passagem do indivíduo caso a temperatura aferida esteja dentro da regulagem proposta pelo próprio cliente. Em caso de alteração, a porta permanece fechada e emite um sinal sonoro, alertando-os da diferença. 

Dow, em parceria com Boomera LAR, anuncia resina pós-consumo reciclada produzida no Brasil

October 22, 2020

A Dow, por meio da tecnologia e da química, em parceria com a Boomera LAR, anuncia o início da produção industrial da resina PCR HDPE 96032, feita totalmente a partir de polietileno de alta densidade pós-consumo reciclado (PCR).

Desenvolvida com inovadoras tecnologias Dow, a nova resina PCR pode ser incorporada em diferentes aplicações de embalagens, suportando as metas de incorporação de conteúdo reciclado de donos de marca e a transição para uma economia circular do plástico, enquanto mantém a processabilidade e o desempenho equivalentes às de embalagens produzidas com resina 100% virgem.

A nova resina PCR, que será produzida pela Boomera LAR em sua fábrica em Atibaia (SP) alinhada e preparada com uma infraestrutura de ponta para atender a qualidade Dow, apresenta mitigação do odor inerente à matéria-prima reciclada, de alta performance e qualidade comprovada por testes feitos no Pack Studios.

As novas soluções de seleção de flakes de plástico da TOMRA Sorting Recycling

October 16, 2020

Com as novas soluções de seleção baseada em sensores da TOMRA Sorting Recycling aplicadas a flakes, os clientes podem agora atingir índices de recuperação e pureza incomparáveis de polietileno (PE) e polipropileno (PP), ambos poliolefinas (PO). Até agora, as soluções de seleção de flakes da empresa focavam principalmente em tereftalato de polietileno (PET).

As duas soluções de seleção ótica de flakes - a nova unidade INNOSORT FLAKE da empresa e o AUTOSORT® FLAKE - fazem parte do conceito ‘Sinfonia de todos os Tipos’ da TOMRA, em que a nova geração do AUTOSORT® da TOMRA Sorting e seus produtos complementares trabalham juntos para criar uma sinfonia perfeitamente harmonizada para selecionar todos tipos de resíduos em níveis avançados de precisão e sofisticação. Juntos, o novo INNOSORT FLAKE e o AUTOSORT® FLAKE adicionam os "sons de flakes puros" à sinfonia da TOMRA.

A seleção dos flakes é a etapa final na preparação para a reciclagem de plásticos e ocorre depois que as garrafas já foram moídas, peneiradas, lavadas e secas. Historicamente, a capacidade de seleção de flakes da TOMRA Sorting Recycling se concentraram na recuperação de flakes de PET de plásticos mistos, mas devido ao desempenho aprimorado oferecido pelo novo INNOSORT FLAKE, a TOMRA Sorting Recycling agora também pode oferecer uma linha de seleção ótica completa que consiste em seleção de garrafas e flakes para poliolefinas (PO), com máquinas perfeitamente alinhadas. O AUTOSORT® é usado para pré-selecionar o material e o INNOSORT FLAKE é usado para a classificação dos flakes.

Adoção de gama expandida pela Cepalgo prova que investir em inovação é a melhor saída

October 14, 2020

Ter ouvidos para as necessidades dos clientes parece óbvio em um mundo tão competitivo quanto o atual. Contudo, nem sempre o óbvio vence os entraves internos das corporações; é preciso que a empresa esteja permeada por uma cultura de inovação. E este é o caso da Cepalgo Films, uma empresa 100% brasileira especializada na fabricação de filmes especiais e embalagens flexíveis. A empresa deu ouvidos a uma sugestão de um grande cliente e iniciou um processo de homologação da tecnologia de gama expandida.

A partir de uma impressora flexográfica nova de última geração, a Cepalgo iniciou sua jornada de implantação da tecnologia de gama expandida. Mas a empresa entendeu que o processo só seria bem-sucedido se todos os elos da cadeia de valor estivessem envolvidos. Assim, dois parceiros indispensáveis para o sucesso do processo de gravação das chapas flexográficas foram convidados a participar do projeto: DuPont e Clicheria Fotogravura2000.

Rayflex lança linha de portas rápidas Frigomax, com foco na indústria do frio

October 11, 2020

Referência em portas rápidas, niveladoras e abrigos para docas, a Rayflex, inova mais uma vez e lança a  Frigomax, porta projetada especialmente para aplicações que apresentam grande variação de temperatura entre os ambientes, incluindo câmaras resfriadas e congeladas de até -30°C. Com um sistema de alta velocidade, a porta oferece isolamento térmico na lona e garante vedação total, diminuindo por exemplo, a troca de ar e entrada de umidade na câmara fria.

Pensando em reduzir custos com manutenção e energia elétrica em ambientes refrigerados, a nova porta possui um motorredutor de alto rendimento preparado para aberturas de até 1,5 metros por segundo, ilimitadas.

Ele vai mudar o mundo - e a sua empresa

September 24, 2020

Pela primeira vez na história, uma empresa produz em território nacional uma solução alternativa a plásticos derivados de petróleo. São os plásticos de base orgânica, feitos a partir de materiais renováveis, que oferecem a marcas de todos os segmentos a possibilidade de substituir suas embalagens tradicionais por outros recipientes plásticos para qualquer uso e em qualquer formato, mas tendo em comum o fato de serem totalmente funcionais, biodegradáveis e compostáveis. 

É assumindo este papel de “sustainability house” – um hub de pesquisa de soluções verdes – que a Earth Renewable Technologies (ERT) oficializa sua operação no Brasil. A missão pioneira é fazer do plástico que desintegra em até seis meses uma solução viável para marcas interessadas em substituir suas embalagens plásticas tradicionais, sejam elas alimentícias, cosméticas, garrafas, canetas, vidros, talheres, copos, bandejas, sacolas de compras, dispositivos médicos e não tecidos. 

“Isso é possível com a aplicação do nosso biopolímero, feito com base biológica a partir de materiais renováveis, que atende as normas técnicas e apresenta a mesma performance, mas com menor impacto ambiental. Nossa solução empodera as empresas e as conduz em direção aos conceitos mais concretos de economia circular, reduzindo suas pegadas de carbono, diminuindo a dependência de plásticos de origem fóssil, focando no desperdício zero e reduzindo o descarte de lixo plástico não degradável na natureza”, pontua Kim Gurtensten Fabri, Chief Executive Officer da Earth Renewable Technologies. 

Tecnologia com ozônio aumenta tempo de prateleira de alimentos

August 31, 2020

Com foco no atendimento do mercado agro e supermercados, o equipamento Oxiativa CF representa um sistema com tecnologia brasileira para aumento de shelf life e redução de odores indesejáveis em alimentos. O gerador de ozônio foi desenvolvido pela empresa Panozon Ambiental S/A, e projetado para câmaras frias usadas no armazenamento de frutas, legumes, verduras e carnes. 

O sistema Oxiativa CF funciona através de liberação automática do gás, com a possibilidade de aumentar ou diminuir a produção de ozônio por meio do sensor que vem junto ao equipamento. Com essa nova possibilidade, agronegócios poderão aumentar o shelf life de seus produtos e evitarão desperdícios.

Pela sua capacidade de limpeza e eliminação de vírus, fungos e bactérias, o produto também é indicado para uso em frigoríficos e peixarias, algo que até então não era tão comum. Utilizando somente o gás ozônio durante o processo, o equipamento realiza o controle da contaminação das carnes, elimina odores indesejáveis e oferece mercadorias mais seguras para o consumidor.

Termotécnica lança nanotecnologia Safe Pack com ação antiviral e antibacteriana

August 20, 2020

Tendo a inovação empreendedora como um dos seus pilares estratégicos e atendendo às novas demandas do consumidor por biossegurança em tempos de pandemia por Covid-19, a Termotécnica mais uma vez se reinventa ao lançar o Safe Pack Antiviral e Antibacteriano com desenvolvimento 100% nacional. O Safe Pack utiliza nanotecnologia para reduzir o tempo e a quantidade dos agentes virais e de bactérias nas embalagens em EPS produzidas pela companhia..

Com o Safe Pack Antiviral e Antibacteriano, a Termotécnica é a primeira empresa a realizar a aplicação desta formulação em embalagens de EPS. Ela fornece proteção por toda estrutura do EPS e, desta forma, inibe o crescimento e a permanência de vírus e bactérias. O aditivo integrado ao Safe Pack foi desenvolvido pela catarinense TNS, de Florianópolis, recentemente considerada a startup número #1 do Brasil no segmento de agronegócio.

TRUMPF: Qualidade de dobra superior

July 15, 2020

Eixos de alta velocidade e aceleração, juntamente com os inovadores recursos operacionais, proporcionam uma produtividade incomparável à TruBend Series 5000. Estas máquinas de alta produtividade para todos os fins de dobra são equipadas com um novo sistema de acionamento chamado On-Demand Servo-Drive (servomotor acionado por demanda) acoplado a 4 cilindros hidráulicos. O Servo-Drive de alta dinâmica é extremamente silencioso e oferece significativamente mais produtividade do que um servomotor convencional. 

A TRUMPF desenvolveu a nova versão de sua dobradeira de maior sucesso, colocando as necessidades do operador em primeiro plano. A razão é que esse é um fator decisivo que influencia a qualidade e a produtividade do processo de dobra. O operador pode contar com uma variedade de componentes ergonômicos e um novo conceito de controle, que facilitam a operação da máquina. 

Soluções integradas de seleção de flakes, abrindo caminho para o aumento da qualidade

July 07, 2020

Todos sabemos os problemas quando se trata de lixo plástico. Agora, mais do que nunca, a ênfase está sendo colocada no manuseio desse recurso de maneira responsável e sustentável, para garantir que ele possa ser reutilizado. Além disso, com novas regulamentações sendo introduzidas em torno do conteúdo reciclado dentro de garrafas plásticas, em particular, uma nova abordagem para a reciclagem é fundamental.​

Apesar da batalha em curso contra a poluição do plástico, a taxa de produção de plástico continua aumentando em escala global. Os números mais recentes mostram que mais de 359 milhões de toneladas de plástico foram produzidas para o mercado global em 2018, um aumento de 3,2% em relação ao ano anterior.

A triagem permite que as garrafas de plástico não sejam apenas separadas de outros tipos de plástico, mas também pela cor do material. Um processo preciso de triagem de garrafas é uma etapa importante, pois reduz a maior parte da contaminação de cores e materiais, quando as garrafas resultantes são trituradas e transformadas em flakes.

Please reload