top of page

Tetra Pak oferece máquinas para manuseio de pós


A Tetra Pak, líder mundial em soluções para processamento e envase de alimentos, também oferece soluções para o manuseio de pós para a indústria de alimentos. Nessa indústria, muitos produtos são processados, armazenados ou comercializados na forma de pós - como açúcar, farinha, leite, whey protein e chocolate, por exemplo, e a Tetra Pak possui equipamentos para atender diversas fases e necessidades de seus clientes, como misturadores e máquinas que ajudam na limpeza, sempre deixando o ambiente seguro e higiênico, até maquinários que atuam para a facilitação no descarregamento de materiais.

Quando se trata do manuseio de pós, esse passo é algo muito importante, pois se não realizado corretamente entre a troca de receita, existe um risco enorme de contaminação cruzada. Isso pode comprometer a qualidade e a segurança dos produtos, além de gerar desperdícios e custos extras.

E foi com esse intuito que a Tetra Pak desenvolveu o Tetra Pak® Air Jet Cleaning system, uma máquina com jatos de ar comprimido para remover as partículas de pó que ficam nas superfícies de aço inoxidável dos misturadores de pó. Essa solução ajuda a reduzir o tempo gasto na limpeza dos aparelhos, aumentando a produtividade e a segurança relacionada com a qualidade. Além disso, este equipamento é compatível com misturadores diversos, incluindo os que não são fabricados pela Tetra Pak.

O Tetra Pak® Powder Mixer B inclui quatro misturadores com pás por batelada, criados especificamente para proporcionar uma mistura rápida e precisa de diferentes ingredientes na produção de alimentos. O Tetra Pak® Powder Mixer B está disponível em quatro tamanhos e nos possibilita fornecer uma solução para lotes pequenos de 300 litros até grandes lotes de 4.000 litros.

A principal vantagem deste maquinário é a garantia da precisão da mistura em 99%, economia de tempo (já que a máquina consegue realizar uma mistura em até 3 minutos) e a segurança do alimento, já que permite desmontagem fácil para a limpeza. A máquina também conta com um sistema de vedação que não permite passagem de pó para o ambiente externo e evita perda de matéria-prima, assegurando um alto nível de segurança para os operadores.

A unidade Tetra Pak ® Bag Tipping Unit CIP é adequada para o descarregamento seguro de sacos. Um sistema de filtro acoplado ao equipamento garante um controle eficiente da matéria-prima no ponto de descarregamento, ao impedir a dispersão do produto no ambiente. Além disso, este mesmo sistema permite que, com ajuda de um fluxo de ar na direção contrária, o pó retido no filtro seja devolvido, aumentando o rendimento da receita. Para isso, o equipamento possui sensores que entendem quando a porta de acesso está aberta e automaticamente ativam o filtro, acionando o sistema de contrafluxo, por um determinado período, quando a porta se encontra fechada.

Por meio de um sprayball, o equipamento espalha a solução CIP por toda a parede interna, evitando a contaminação cruzada entre produtos alergênicos ou outros que exijam cuidados especiais. O CIP pode ser realizado sem comprometer a segurança do operador ou o local de operação, pois ao ser iniciado o sistema trava a porta de acesso e após finalizado o equipamento é aquecido, eliminando qualquer vestígio de água que possa comprometer a qualidade do produto – que poderia e tornar um ponto de contaminação quando em contato com o pó.

Commentaires


bottom of page