top of page

Ital promove congresso internacional de queijos e 36 cursos ligados a ciência e tecnologia de alimentos e embalagem em 2024


O calendário de eventos técnico-científicos do Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital-Apta), ligado à Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo e sediado em Campinas, começa em março com 37 atividades programadas – confira e acompanhe a abertura de inscrições. Estão previstos cursos, presenciais, on-line e híbridos, e inédito congresso internacional de queijos, sendo que quatro capacitações presenciais já recebem inscrições.

O CCQA realizará mais três cursos, focados em técnicas de inoculação e cálculo de resultados em análises microbiológicas de alimentos, on-line em 21 e 22 de março, e HACCP, on-line de 8 a 10 de abril e presencial de 5 a 7 de agosto. Na área de segurança, também será realizado pelo Ital, Regional Brasil do European Hygienic Engineering & Design Group, o 7º Curso Avançado de Projeto Sanitário do EHEDG, de 10 a 12 de setembro.

Na área de produtos cárneos, mais quatro cursos estão programados pelo CTC dedicados a princípios de ciência e tecnologia de carnes, on-line de 5 a 7 de junho, processamento de produtos embutidos crus e cozidos e cortes temperados, híbrido de 12 a 14 de junho, testes de desafio para produtos cárneos, on-line em 2 e 3 de outubro e presencial em 4 de outubro, e análises físico-químicas de carnes e produtos cárneos, híbrido de 19 a 22 de novembro.

Voltados a tradicionais produtos lácteos, o Centro de Tecnologia de Laticínios e Bactérias Lácticas (Tecnolat) promoverá presencialmente o Congresso Internacional de Queijos: Segurança e Inovação, em 26 e 27 de março, e on-line o tradicional curso teórico e prático de fabricação de iogurtes e bebidas lácteas fermentadas, em 25 de setembro.

A tradição também está presente nos cursos do Centro de Tecnologia de Frutas e Hortaliças (Fruthotec) Industrialização de Palmito em Conserva, presencial de 14 a 16 de maio, e Shelf Life de Alimentos, on-line em 9 e 10 de outubro.

O Centro de Tecnologia de Cereais e Chocolate (Cereal Chocotec) é a unidade técnica do Ital que mais ofertará capacitações, num total de 15 cursos.

A microencapsulação aplicada a produtos alimentícios também será tema de dois cursos presenciais em 9 e 10 de maio e em 16 e 17 de outubro, assim como a avaliação da qualidade tecnológica da farinha de trigo, em 7 e 8 de agosto e em 27 e 28 de novembro. O Cereal Chocotec também planejou capacitação on-line na área de sustentabilidade, abrangendo certificação e rotulagem ambiental, em 23 de agosto.

O Centro de Tecnologia de Embalagem (Cetea) coordenará seis cursos ao longo do ano, sendo metade presencial. Além das capacitações de março que estão com inscrições abertas, os regulamentos da Anvisa sobre embalagens e materiais plásticos destinados ao contato com alimentos voltam a ser abordados no formato on-line de 1º a 3 de outubro.

1 comentario


Khelraja has carved a niche for itself in the online gaming arena, and its Crash games are nothing short of a revelation. The platform has managed to capture the essence of the classic Crash experience while infusing it with the dynamic and interactive elements that define online gaming.


Me gusta
bottom of page