top of page

Suzano e Sofidel se unem em programa piloto para proteger a biodiversidade


A Suzano, referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do cultivo de eucalipto, e a Sofidel, líder na produção de lenços de papel, anunciam hoje o projeto “Juntos, nós plantamos o futuro – Desenvolvendo corredores de biodiversidade para um futuro mais sustentável”. Trata-se de um projeto piloto de três anos de duração que irá promover conservação e restauração ecológica, apoiando o desenvolvimento socioeconômico na região da Amazônia no Brasil. A iniciativa terá o apoio e a implementação no local do IABS (Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Sustentabilidade) e da Amazônia Onlus, organização italiana sem fins lucrativos que luta pela defesa da floresta e da população da Amazônia.

Por meio da parceria, o investimento da Sofidel irá ampliar modelos de negócios sustentáveis que podem ser adotados pelas comunidades que habitam na região Amazônica, e, ao mesmo tempo, melhorar a segurança alimentar e a qualidade nutricional. Na primeira fase, a iniciativa ajudará a retirar 1.400 famílias da pobreza por meio de projetos de geração de renda, incluindo o aumento da produtividade agrícola, apicultura e cultivo e comercialização de espécies nativas, como o açaí e babaçu.

“Hoje, uma empresa comprometida com construir um futuro sustentável e criar valor para todos os stakeholders precisa garantir que seus fornecedores compartilhem a mesma visão e forma de operação. Cumprindo o ODS 17, temos o prazer de firmar parceria com a Suzano, um dos nossos maiores fornecedores, para fazer a diferença. Eles compartilham dos mesmos valores que os nossos, então foi natural fazer a nossa contribuição de unir forças para enfrentar as questões sociais e ambientais em uma das regiões mais pobres do Brasil”, afirma Andrea Piazzolla, Diretora Executiva de Suprimentos da Sofidel.

“Com décadas de experiência entregando mudanças positivas, acreditamos que a Suzano é o parceiro certo para trabalharmos juntos neste programa piloto para trazer benefícios concretos e um impacto positivo no mundo. Esperamos que nossos esforços criem um modelo replicável e escalonável para ajudar a tirar comunidades da pobreza de uma forma que melhore o ecossistema”, complementa o executivo.

Este projeto irá proporcionar fortalecimento institucional, assistência técnica para implementação de produção de alimentos mais diversificada e ambientalmente correta para consumo e comercialização e métodos florestais regenerativos para até 2.400 beneficiários, de 17 povoados e assentamentos no estado do Maranhão. O mapa acima mostra a localização aproximada de cada um destes povoados.

bottom of page