top of page

Ball retoma produção de latas de alumínio na unidade mineira de Frutal


A Ball Corporation, líder mundial em embalagens sustentáveis de alumínio, retoma as atividades de produção em Frutal neste início de julho. Após cerca de seis meses de paralisação, a empresa reativa o funcionamento da fábrica com mais da metade (55%) dos cargos nas áreas administrativa e produtiva ocupada por mulheres. Posicionada como a mais diversa fábrica do Brasil, a unidade é estratégica para atender marcas de bebidas no Triângulo Mineiro e conta com o total de 107 funcionários.

A unidade fabril foi inaugurada em 2021, depois de um investimento de US$90 milhões, e, por conta do cenário macroeconômico e mercadológico, além do encerramento de contrato de um de seus clientes, teve suas atividades suspensas em dezembro do ano seguinte. Já em abril deste ano, a Ball anunciou a abertura de vagas para cargos dentro da unidade e, na primeira semana de julho, retomou suas atividades na fábrica que tem tecnologia e aptidão para produzir cerca de 1,5 bilhão de latas por ano.

Reconhecida como case de sucesso da multinacional em Diversidade e Inclusão, a história da unidade de Frutal com o tema começou antes mesmo da inauguração da fábrica. Em parceria com o SENAI, a Ball promoveu cursos profissionalizantes exclusivos para mulheres em janeiro de 2021, com oportunidades para Operadoras de Máquina e Controle de Qualidade. Além de seu objetivo de promover a capacitação feminina em um cenário de pandemia que marcou uma regressão da presença de mulheres no mercado de trabalho aos moldes dos anos 90, segundo dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), a Ball também abriu oportunidades exclusivas para elas – que compuseram 48% da força de trabalho no primeiro ano de operação da fábrica, um marco para a indústria.

bottom of page