top of page

Recicleiros e Owens-Illinois firmam parceria para viabilizar reciclagem de embalagens de vidro


A barreira que impede a reciclagem de embalagens de vidro em alguns locais parecia intransponível. Sem uma oferta estruturada que viabilize os custos de recuperação, triagem, processamento e transporte do material até os recicladores, bem como a falta de profissionalização, colaboração e integração entre diferentes agentes da cadeia, faz cerca de 60% das embalagens de vidro consumidas irem direto para aterros e lixões. A situação é ainda mais complexa em pequenos municípios distantes de onde estão localizados os recicladores de vidro.

Olhando para esse cenário e comprometidos em subverter essa lógica, o Instituto Recicleiros e a Owens-Illinois (O-I), líder mundial na fabricação de embalagens de vidro, chegaram a um modelo de parceria para garantir que as embalagens de vidro pós-consumo processadas nas 14 unidades de triagem do Programa Recicleiros Cidades, espalhadas nas cinco regiões do Brasil, possam ser recicladas e transformadas em novas embalagens de vidro. A expectativa é recuperar cerca de 3 mil toneladas apenas no primeiro ano do projeto.

Desafio logístico

O principal desafio da reciclagem do vidro é logístico, uma vez que é um monomaterial permanente, ou seja, após produzido pela primeira vez, não necessita de outras matérias virgens para ser reciclado novamente, podendo fazê-lo infinitas vezes sem perder suas características principais. Entretanto, devido a problemas no descarte, na falta de infraestrutura de coleta e processamento na cadeia, o vidro pós-consumo acaba se misturando com diversos contaminantes antes de retornar à indústria.

De acordo com o Erich Burger, fundador e diretor institucional do Instituto Recicleiros, o contrato firmado entre O-I e Recicleiros representa um marco na relação entre cooperativas e indústria, pois foi negociado tendo como premissa um elemento básico fundamental na formação do preço: a garantia de remuneração mínima do processo produtivo.

De um lado, o Instituto Recicleiros entrega padrão e produtividade com vistas a obter um material de muita qualidade. Do outro, a O-I reconhece os atributos de qualidade e a garantia de origem sustentável do material, o que gera valor tanto no processo produtivo da recicladora quanto em relação à sustentabilidade da cadeia.

1 comentário


Se for iniciante em apostas esportivas, recomendo começar com https://bet9brasil.com/. Esse serviço oferece uma interface simples e direta que é fácil de aprender. Eles também oferecem uma variedade de eventos esportivos e probabilidades interessantes. A confiabilidade e a boa reputação fazem dele uma ótima opção para jogadores iniciantes.

Curtir
bottom of page