top of page

Owens-Illinois fecha parceria com Coopernova Cotia Recicla para ampliar a coleta e a reciclagem de embalagens de vidro


A Owens-Illinois (O-I), líder mundial na fabricação de embalagens de vidro, acaba de fechar parceria com a Coopernova Cotia Recicla para ampliar a coleta de embalagens de vidro nas regiões de Cotia, Granja Viana e Vargem Grande, em São Paulo. O objetivo é estimular a coleta do material e a reciclagem, bem como contribuir para a conscientização da população sobre a importância de dar o destino correto ao vidro, a fim de preservar o meio ambiente.

Como parte dessa iniciativa, a O-I está disponibilizando um triciclo para a Coopernova Cotia Recicla, que vai auxiliar no processo de logística de coleta das embalagens de vidro. Inicialmente, a cooperativa fará as coletas nos bares, restaurantes e condomínios residenciais situados no seu entorno. 

“Nós da O-I, enquanto maior recicladora de vidro do Brasil, apostamos que a venda de matéria-prima de qualidade oriunda de cooperativas, regionais e profissionalizadas diretamente para a indústria de reciclagem, traz diversas vantagens e ganho de eficiência para todo o ecossistema circular do vidro. Além disso, é preciso expandir a coleta exclusiva de vidro e apoiar projetos inovadores de micrologística que ajudem o consumidor final a destinar corretamente suas embalagens, fechando a jornada circular, com a qual todos ganham”, explica Alexandre Macário, gerente de Economia Circular da O-I. 

A Cooperativa Cotia Recicla coleta mensalmente cerca de 250 toneladas de materiais diversos, incluindo vidro, plástico, papel, metal, resíduo eletrônico, isopor e PVC. Os materiais são posteriormente encaminhados à reciclagem. Do total arrecadado, o volume mensal de vidro fica em torno de 60 toneladas. “Para nós, da cooperativa, a expectativa é aumentar a coleta de vidro em 30 toneladas/mês. Dessa forma, ampliaremos a geração de renda e a O-I aumentará o volume de vidro reciclado e disponível para o retorno em novas embalagens”, explica Marly Andrade, presidente da Coopernova Cotia Recicla.

bottom of page