top of page

Natal e Páscoa: controlar a umidade impulsiona lucro na indústria de chocolates


Segundo levantamento realizado pela Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas (Abicab) em parceria com a Consultoria KPMG, a produção de chocolates no Brasil teve um crescimento de 9,8%, atingindo o volume total de 219 mil toneladas no primeiro trimestre de 2023.

“Em 2022, o consumo de chocolates no Brasil alcançou uma média de 3,6 kg por habitante. É um crescimento notável ao analisarmos o cenário de inflação e alta de preços desde 2020, quando veio a pandemia. Ao compararmos com o consumo na Europa, ainda estamos bem abaixo, já que lá o consumo per capita passa de 8kg em países como Alemanha e Estônia. Temos bastante espaço para crescer em um país de mais de 211 milhões de habitantes com um chocolate que vem adquirindo muita qualidade nos últimos anos”, afirma Luciana Monteiro, especialista em Cacau e Chocolates e proprietária da Ara Cacao.

Para Patricia Apolinário Nahas, diretora-geral da Thermomatic, na indústria de chocolates, o controle preciso da umidade nas etapas de produção é um diferencial estratégico que pode realmente agregar valor ao negócio. “Não é apenas sobre a qualidade do produto final, mas também sobre a eficiência operacional e a satisfação do cliente, atendendo às expectativas dos consumidores mais exigentes. Como o período de produção para a Páscoa começa agora nas indústrias, obter uma melhor operação significa um resultado financeiro melhor”, afirma a executiva.

De acordo com a diretora da Thermomatic, a indústria de chocolates – desde as pequenas indústrias e fábricas artesanais até as multinacionais – deve preservar a sua produção controlando a umidade nas etapas da cadeia produtiva para evitar a contaminação microbiana, o efeito do sugar bloom e a condensação.

Luciana, da Ara Cacao, vai na mesma linha e, segundo a especialista, o controle de umidade e de temperatura deve ser feito em quase todas as etapas da cadeia de valor. “Por exemplo, nas etapas de Conchagem, Temperagem e Resfriamento, é fundamental que tenhamos um rigoroso controle de umidade e climatização para obter um resultado final de alta qualidade”, ressalta.

bottom of page