top of page

Massfix e Verallia querem revolucionar a reciclagem de vidro em Trancoso


Com o objetivo de estruturar a coleta de vidro em estabelecimentos comerciais e ecopontos de Trancoso e implementar uma logística sólida, a Massfix e a Verallia se uniram para revolucionar a reciclagem de vidro na cidade baiana. O programa Vidro Vira Vidro, recém lançado, tem como metas para o futuro comprar vidro da própria comunidade, além da geração de 30 toneladas de resíduos de vidro por mês, demonstrando o compromisso da cidade em fazer a diferença no cenário da reciclagem e preservação do meio ambiente. Com o apoio das instituições, até o momento, foram coletados 52.110kg de vidro de abril a setembro deste ano.

Os benefícios econômicos para a região de Trancoso são significativos. O projeto reduzirá o peso e o volume dos caminhões de coleta municipais, diminuindo os custos com o aterro e viabilizando a coleta seletiva no município. Além da Massfix e Verallia, outras duas grandes empresas da região, Recicla Sul da Bahia e Italuiza, já estão atuando, há 5 anos, na armazenagem e reaproveitamento dos vidros na região, resultando na coleta de mais de 100 toneladas de resíduos triturados, britados e transformados em blocos pré-moldados e contrapisos.

A colaboração estratégica entre as empresas é a pedra angular deste ambicioso projeto. Seu objetivo é reduzir drasticamente o descarte inadequado de embalagens de vidro em uma das joias costeiras mais deslumbrantes do sul da Bahia, promovendo uma coleta eficiente e uma destinação correta desse resíduo. As parcerias não apenas beneficiam o meio ambiente, mas também proporcionam oportunidades econômicas para a comunidade local.

Segundo dados da Recicla Sul da Bahia, o projeto já tirou cerca de 200 toneladas de vidros do aterro sanitário e dos caminhões compactadores do município. Esse número revertido em valores significa uma economia de R$44 mil. Um dos principais desafios da reciclagem de vidro é a logística, bem como a infraestrutura de coleta e processamento na cadeia. O vidro, após o consumo, frequentemente se mistura com contaminantes, tornando seu retorno à indústria um processo complexo. Uma vez coletado, o material é transportado para instalações de processamento, onde é triturado em pequenos pedaços. Esses pedaços são então limpos para remover quaisquer contaminantes, como rótulos, tampas ou resíduos de alimento. Após a limpeza, o vidro é fundido em alta temperatura e moldado em novos produtos, como garrafas, frascos ou objetos de vidro.

bottom of page