top of page

Instituto de Alimentos e Bebidas do CIT é credenciado pelo IMA


O Instituto SENAI de Tecnologia em Alimentos e Bebidas, que integra o Centro de Inovação e Tecnologia (CIT SENAI), foi credenciado pelo Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) para realizar análises físico-químicas e microbiológicas de carnes e produtos derivados conforme despacho de homologação nº 332/2022/IMA/DGE.

“Este credenciamento aumenta o escopo de atendimento do Instituto que desde 2020 é credenciado para amostragem, análises microbiológicas e físico-químicas de água e análises físico-químicas de cachaça (despacho de homologação 01/2020/IMA/DGE)”, explica Morgana Zimmermann, coordenadora de Negócios de Inovação e Tecnologia do CIT.

Segundo Zimmermann, o credenciamento é o reconhecimento formal da competência técnica do CIT em realizar análises em alimentos, por método oficial, para atender as demandas de controles oficiais do IMA. “Nosso intuito é apoiar as indústrias de carnes e produtos derivados a atestarem a qualidade dos seus produtos”, ressalta a coordenadora.

“Com esse credenciamento esperamos diminuir os custos com transporte de amostras, análises e tempo de resposta dos resultados, entre outras coisas”, esclarece Dylton Lyzardo, presidente do Sindicato Intermunicipal das Indústrias de Carnes e Derivados e do Frio de Minas Gerais (Sinduscarne). “Além disso, a proximidade do laboratório nos permitirá maior acesso aos técnicos especializados, que poderão tirar nossas dúvidas sobre os resultados e auxiliar no desenvolvimento de novos produtos”, afirma o gestor.

bottom of page