top of page

Indústria mostra como produção de alimentos poder ser benéfica para o corpo, natureza e comunidades


Junho é reconhecido como o Mês do Meio Ambiente. Há 50 anos, no dia 05/06/1972, foi realizada a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente, considerada a primeira reunião internacional sobre a agenda ambiental. Para celebrar a data, a Vapza – indústria paranaense que se destaca no mercado nacional por oferecer alimentos embalados a vácuo e cozidos a vapor, saudáveis, práticos e seguros – mostra suas práticas para tornar a cadeia de alimentos mais sustentável.

Um ponto de destaque na Vapza é o incentivo à agricultura familiar. Em 2021, metade da base de fornecedores de vegetais era composta por esse tipo de produtores. Considerando o volume de produção, 16% do segmento de grãos e vegetais da Vapza vêm da agricultura familiar – em alguns casos, como o da mandioquinha, esse número chega a 100%.

A produção de orgânicos segue um sistema ambientalmente correto, em que os alimentos são produzidos sem a utilização de insumos químicos, fertilizantes e pesticidas, o que valoriza a biodiversidade e os recursos hídricos. Para a saúde de quem consome, os alimentos orgânicos se destacam por serem mais nutritivos.

Desde maio deste ano, a Vapza destina 100% de seus resíduos à reciclagem, compostagem ou coprocessamento, tornando a empresa “aterro zero” e sendo certificada por isso. Além de benefícios ambientais, a estratégia de gestão de resíduos gera impacto positivo na comunidade de Castro-PR, no entorno da indústria. Por exemplo, em janeiro, a Vapza estabeleceu parceria com a Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Castro (ACMRC), o que envolve a doação pela indústria de materiais recicláveis para serem processados pela Associação.

Ainda no âmbito de resíduos, há um programa de logística reversa em parceria com o Eureciclo para compensar as embalagens consumidas e 100% do papel e papelão das embalagens enviadas para o mercado foram confeccionadas com madeira certificada FSC.

A equipe de ESG da Vapza também compartilha seus conhecimentos sobre meio ambiente com a comunidade. Para a semana de 6 a 10 de junho, estão previstas diversas atividades para os funcionários da Vapza, incluindo palestras, jogos, brincadeiras educativas, distribuição de sementes para plantio e concurso que premiará os mais criativos brinquedos criados a partir de materiais recicláveis.

bottom of page