top of page

Grupo HEINEKEN adota embalagem sustentável para a marca Amstel em todo o Brasil


O Grupo HEINEKEN, segunda maior cervejaria do país, deu mais um passo em seu compromisso de alcançar 100% de circularidade do plástico em suas operações. Este avanço tem sido alcançado graças a colaborações como esta entre a Dow, a Lord e a própria HEINEKEN. A cervejaria substituiu as embalagens do tipo Shrink que revestem as latas da marca Amstel - também conhecidas como embalagens termoencolhíveis - para a tecnologia Shrink PCR, produzidas com 30% de resina de polietileno pós-consumo reciclada. Esta iniciativa destaca o comprometimento com a circularidade das embalagens da companhia e ressalta o poder da colaboração entre empresas líderes no setor. Além disso, essa parceria permitirá uma redução anual de 39 toneladas de emissões de CO2, demonstrando o impacto positivo que pode ser alcançado quando a indústria se une em prol de soluções responsáveis.

“A experiência inicial com a marca Devassa nos deu ainda mais estímulo para expandir os esforços para outras marcas do portfólio, como Amstel com crescimento expressivo e que tem ganhado cada vez mais reconhecimento do consumidor. Estamos seguros de que ao implementar essa solução para a marca Devassa e agora para Amstel, estamos adotando um modelo circular, que além de reduzir a quantidade de plástico no meio ambiente contribui para uma gestão eficiente de resíduos sólidos em nosso ecossistema”, afirma Ornella Vilardo, diretora de Sustentabilidade do Grupo HEINEKEN.

Segundo dados do relatório "The Global Waste Management Outlook" (2022), da Organização das Nações Unidas para o Meio Ambiente (ONU Meio Ambiente), as embalagens são um dos principais componentes do lixo urbano. Elas são responsáveis por cerca de 20% do volume total de resíduos sólidos gerados no mundo.

Para combater esse problema em sua cadeia de distribuição, o Grupo HEINEKEN assumiu o compromisso de promover 100% de circularidade das suas embalagens no ON Trade – bares, restaurantes e estabelecimentos de consumo imediato – até 2025. Para a redução de embalagens plásticas a meta é ainda mais ambiciosa, visa atingir 100% de circularidade de embalagens plásticas também no OFF Trade – supermercados, lojas de conveniência etc.

A Lord é uma empresa de embalagens plásticas flexíveis que desenvolve, por meio de pesquisa e inovação, a redução de insumos e geração de valor de toda a cadeia do plástico para uma gestão eficiente de processos. Por meio da linha de filmes sustentáveis Ecofilm, se mostrou o parceiro ideal para que a companhia pudesse expandir o compromisso de estender a vida útil do plástico, contribuindo para a redução de impactos no meio ambiente.

bottom of page