top of page

Economia circular: do desperdício à etiqueta de valor com Re-PlayTM


De Cinderela a rainha do baile: a glassine, o revestimento siliconizado que é separado e descartado durante a fase de aplicação das etiquetas autoadesivas, torna-se, graças aos Fedrigoni Self-Adhesives, nova estrela da etiqueta decorativa que distingue o produto. O Grupo Fedrigoni, um dos líderes mundiais na produção e venda de papéis especiais para embalagens e outras aplicações criativas, assim como de materiais autoadesivos de alta qualidade, lançou o Re-PlayTM, uma gama de produtos revolucionária no mundo dos materiais autoadesivos e o primeiro exemplo de upcycling, não se tratando de uma simples reciclagem, mas de um processo pelo qual os resíduos adquirem valor e são transformados em um material mais precioso, com um impacto ambiental menor.

O Re-PlayTMé o resultado de uma solução de economia circular originada do programa de recuperação de suportes (linerrecovery program) Re-PlayTM da Fedrigoni Self-adhesives. “Decidimos seguir esse caminho porque ele está alinhado com muitos de nossos objetivos ESG em termos de redução de resíduos e emissões de CO2- diz Fulvio Capussotti, Vice-Presidente Executivo da Fedrigoni Self-Adhesives - o objetivo da Fedrigoni é tornar o cliente final parte integrante dessa abordagem de economia circular, com a inclusão de toda a cadeia de suprimentos, começando pelas gráficas, que são as primeiras usuárias do material autoadesivo. Em termos de reciclagem, assinamos uma parceria exclusiva com Les Papeteriesde Clairefontaine, que possui um processo de repolpação a baixa temperatura movido a biomassa: adicionar papel glassine a papel branco usado resulta em um produto de alta qualidade sem a necessidade de processos invasivos de destintagem e com economias consideráveis em matéria-prima”.

bottom of page