top of page
Foto do escritorEditora B2B

Circular Plastic: a inovadora planta de triagem projetada pela STADLER fecha o ciclo da economia circular do plástico em Turim, Itália


 A empresa de multiutilidades Iren SpA e a STADLER Anlagenbau GmbH, a empresa alemã globalmente ativa especializada no planejamento, produção e montagem de plantas de reciclagem e triagem prontas para uso, convidaram a imprensa internacional e clientes selecionados para visitar a nova planta de triagem Circular Plastic. Projetada e construída pela STADLER, ela é a maior instalação de classificação e armazenamento de plásticos da Itália. A nova instalação tem capacidade para processar aproximadamente 100.000 t de plásticos e latas misturados por ano, fechando o ciclo da economia circular ao enviar até 80% dos resíduos recebidos para usinas de reciclagem.

No dia 20 de setembro, a Iren e a STADLER deram as boas-vindas a um grupo de clientes selecionados e representantes da imprensa internacional em sua moderna fábrica de classificação de plástico circular em Turim, na Itália. Organizado pelas equipes de gerenciamento de ambas as empresas, o evento contou com uma apresentação sobre as soluções inovadoras da STADLER, seguida de um tour informativo pelas instalações.

A Iren SpA, empresa líder em serviços públicos no noroeste da Itália, está comprometida com um modelo de desenvolvimento sustentável. Ela é uma das principais operadoras do país nos setores de eletricidade, gás, aquecimento urbano, gerenciamento de serviços integrados de água e meio ambiente e soluções integradas para eficiência energética. Por meio de sua empresa de gestão ambiental, a Iren Ambiente, ela desempenha um papel de liderança na economia circular, transformando resíduos em recursos para a região e fechando o ciclo.

A Iren recorreu à experiência da STADLER para o projeto e a instalação de sua planta de classificação Circular Plastic - a maior da Itália. Localizada em Borgaro, perto de Turim, a nova instalação tem uma capacidade anual de 100.000 toneladas. Ela integra soluções inovadoras e tecnologias avançadas para classificar automaticamente 17 tipos de polímeros e plásticos, alumínio e materiais ferrosos, garantindo o máximo de flexibilidade operacional. Esse processo proporciona uma produção de alta qualidade, retornando até 80% dos materiais de entrada para o ciclo de reciclagem.

Este é o mais recente projeto de uma colaboração bem-sucedida entre a Iren e a STADLER: "Temos orgulho de ser fornecedores da Iren", diz Paolo Cravedi, Gerente de Projetos Sênior da STADLER. "Começamos com um pequeno projeto em 2020, depois passamos a trabalhar juntos na planta de WEEE da Iren em Volpiano, sua planta de reciclagem de plástico em Pianezza e a instalação ReCap em Parma, que processa plásticos e papelão. Também projetamos e construímos a planta de Valterza em Asti, que classifica resíduos plásticos mistos compostos principalmente de garrafas e filmes".

"Conhecemos bem a STADLER e apreciamos sua excelente organização, alta confiabilidade e a precisão com que executam todos os projetos", comenta o Ing. Flaviano Fracaro, Diretor Técnico da Iren Ambiente. "Igualmente importante para nós é a qualidade e a confiabilidade de seus produtos: em nossa experiência, todas as instalações entraram em produção dentro do cronograma, com curtos períodos de inicialização, e oferecem excelente desempenho, minimizando problemas e tempo de inatividade."

 

Soluções inovadoras para produção de alta qualidade e taxas de recuperação

A planta Circular Plastic inicia o processo separando o material recebido em três fluxos: volumoso, médio e fino.

O material volumoso é peneirado com um modelo especial de separador balístico STADLER STT5000, que garante uma melhor separação do filme e, em seguida, é separado em uma cabine de triagem. 

Uma característica distintiva da planta é a linha dedicada ao material fino depois de extraído por uma peneira giratória e separadores balísticos da STADLER. Nessa linha, os finos são processados por meio de um separador magnético e um sistema de separadores indutivos para extrair todo o material ferroso e o alumínio e, em seguida, são tratados com uma peneira giratória STADLER e dois separadores óticos para recuperar pequenos componentes plásticos, como tampas de garrafas e outros objetos de valor.

O material de tamanho médio é dividido em duas linhas, cada uma com um separador balístico STADLER STT5000, para classificar o material 2D e 3D, enquanto os finos são enviados para a linha de finos correspondente. O fluxo 2D passa por 6 separadores óticos para classificar os filmes em PP, PE e biofilme. 

Do fluxo de 3D são classificados os materiais ferrosos e, em seguida, separado com separadores óticos em PET transparente, PET azul, PET colorido, PET opaco e bandejas. A classificação ótica adicional garante o controle de qualidade automático e a limpeza desses produtos primários. Paralelamente, as frações de HDPE, PS e PP são classificadas em uma segunda linha. A saída das duas linhas 3D é reunida para a extração de partículas limpas de alumínio.

Todos os materiais residuais das linhas 2D e 3D passam por um segundo processo de classificação, alimentados em classificadores óticos para recuperar quaisquer materiais valiosos restantes, que são enviados para uma linha avançada de recuperação de garrafas, que é outro recurso de destaque da planta da Circular Plastic. Ela é equipada com um abridor de garrafas, um separador balístico específico e um sistema de dosagem de material para garantir a máxima recuperação.

Comments


bottom of page