top of page

Artecola é empresa Carbono Neutro com metodologias do GHG Protocol e IPCC


A Artecola agora é uma empresa Carbono Neutro. Com avanços em sua gestão de sustentabilidade, a companhia passou a adotar a metodologia do Programa Brasileiro GHG Protocol para mapear suas emissões de gases de efeito estufa (GEE). Adotou também o padrão IPCC (Painel Intergovernamental para Mudanças Climáticas ou Intergovernmental Panel on Climate Change) para fazer o cálculo do sequestro de Carbono. “Buscamos indicadores reconhecidos para demonstrar nossa atitude sustentável. Eles mostram que conseguimos neutralizar a emissão de CO₂ originada na nossa produção”, comemora o Presidente Executivo, Eduardo Kunst.

Desde 2021 a Artecola vinha mapeando suas emissões de gases de efeito estufa. O inventário foi elaborado com base no GHG Protocol. “No primeiro ano, focamos em mapear e quantificar somente as unidades localizadas no Brasil. Agora, neste segundo momento, expandimos nossos esforços para incluir o mapeamento e a quantificação de todas as nossas nove unidades, no Brasil e América Latina”, diz Alessandra Lemos, integradora do Comitê de ESG da empresa.

O levantamento de 2022 mostra uma emissão direta de 1.909,4 toneladas de Dióxido de Carbono equivalente (tCO2e) na produção da Artecola. No mesmo período, a empresa avançou no processo de quantificação das remoções de Carbono pelo IPCC a partir de três áreas florestais de sua propriedade. Nelas, existem matas nativas e áreas destinadas à reserva legal, além de plantações de eucalipto. “No total, essas áreas sequestram anualmente 15.263,09 tCO2e, contribuindo de maneira direta para a neutralização das nossas emissões nos escopos 1 e 2”, destaca Alessandra. O escopo 3, que envolve as operações de terceirizados, está no plano de mapeamento 2023.

Além de mapear suas emissões e dimensionar o sequestro de carbono, a Artecola desenvolve outras iniciativas para reduzir o volume de GEEs. Entre eles, aquecimento solar de água em banheiros da unidade do México, uso de telhas translúcidas para iluminação de áreas e contratação, no mercado livre, de energia com fonte renovável e limpa.

Commentaires


bottom of page