top of page

A seleção das cenouras IGP Ispica passa pela plataforma digital TOMRA Insight


A PEF é uma empresa líder na indústria italiana de cenouras. Gerencia toda a cadeia de abastecimento, desde a semeadura até as embalagens dos supermercados. Recentemente, a fim de lidar melhor com o pico de produção na Sicília, a empresa adquiriu duas máquinas de classificação TOMRA que permitem uma classificação mais precisa e uma segunda classificação sem defeitos.

A empresa processa cerca de 25.000 toneladas de cenouras por ano entre a fábrica de Ispica e a fábrica de Chioggia, cobrindo o mercado durante todo o ano, para clientes de produtos frescos e para co-packers que embalam o produto para distribuição em massa nos mercados interno e externo.


Picos de demanda? Não se preocupe, a TOMRA resolveu

A fábrica siciliana funciona em plena capacidade de fevereiro a junho. Para gerenciar esse pico com eficiência, recentemente adquiriu dois classificadores de cenouras TOMRA.

Massimo Pavan se orgulha da sua empresa: "Estamos entre os primeiros na Itália neste negócio. Também temos duas fazendas porque a colheita e a produção de cenoura são mecanizadas, então precisamos administrar ambas com sinergia. Além disso, desde os anos 2000, as vendas para varejo em grande escala tem exigido um maior controle da produção, desde a semeadura até a embalagem; as nossas fazendas permitem-nos garantir produtos controlados em toda a cadeia de abastecimento."

Essa atenção ao produto, à cadeia de suprimentos e à tecnologia também se reflete na decisão de automatizar ao máximo a classificação, reduzindo a classificação manual, vulnerável ao erro humano.

Massimo Pavan explica: "Precisávamos de uma máquina rápida que removesse os resíduos com eficiência. Após a introdução das duas novas máquinas da TOMRA – posicionadas após a lavagem e os coletores mecânicos – a qualidade da classificação melhorou e é consistente." Os números dão uma ideia melhor: graças aos novos classificadores, reduzimos em 50% o pessoal dedicado ao controle manual. Pavan explica: "Verificar cenouras oito horas por dia é cansativo e é difícil não se distrair. Além disso, é difícil encontrar mão de obra porque é um trabalho sazonal. Portanto, a automação é uma necessidade. Como empresários, devemos ser perpicaz e prevenir problemas como pandemias e escassez de mão de obra, tanto quanto possível."


A plataforma TOMRA Insight tem uma vantagem extra

A jóia da coroa das novas máquinas de classificação é a plataforma TOMRA Insight, que fornece acesso aos dados de processamento para gerenciar o trabalho e o tempo de inatividade de maneira eficaz e controlar a qualidade dos produtos que saem e dos lotes que chegam - tudo isso em qualquer dispositivo fixo ou móvel conectado.

"A plataforma nos dá uma boa ideia do tipo de resíduo: cenouras quebradas, cenouras podres, cenouras de formato desigual. Você entende melhor o que a máquina está processando. Também informa quantas toneladas você processou, se a máquina está com uma boa performance, dado que com a velocidade da máquina, não dá para ver a olho nu. Claro que temos de aprender a operá-la em todo o seu potencial", acrescenta Pavan.

bottom of page