top of page

Um dos pilares da economia brasileira: o setor da indústria


O setor industrial do país iniciou 2023 com baixa demanda, que foi provocada também pela incerteza fiscal e elevação dos juros, e esse movimento menos acelerado levou a indústria a diminuir seu processo de produção e consequentemente menos postos de trabalho foram ocupados. No entanto, esse setor tem se mostrado mais promissor durante o 1º semestre e alguns segmentos obtiveram maior crescimento, como o segmento de alimentos, equipamentos de transporte e têxtil.

Por ser uma das atividades que mais impulsiona o setor produtivo, gerando mais empregos e renda, há uma relação direta entre o setor industrial e o desenvolvimento socioeconômico da região, ou seja, quanto mais a região se desenvolve na produção industrial, mais resultados de atuação nos mais diversos segmentos serão obtidos, fortalecendo a relação com outros países e aumentando os índices de exportação. Nesse sentido, o cenário internacional com sua demanda pela sustentabilidade também tem provocado o setor industrial a se especializar ainda mais, agregando a potência das inovações tecnológicas a seu favor para gerar novos postos de trabalho.

No Paraná, o setor industrial tem uma importante participação no PIB estadual e nacional e é responsável também por boa parcela das contratações no mercado de trabalho. Assim, a produção dos bens industriais foi motivada pela queda da inflação neste 1º semestre de 2023 e a desaceleração dos preços das commodities metálicas no mercado internacional, o que contribuiu para a redução dos custos de produção e possibilitando novas oportunidades para o mercado de contratações.

Dentre os destaques das indústrias brasileiras, os setores de energia, mineração, química e bens de consumo têm presença significativa nas importações e exportações. De acordo com os dados do BNE, em 2022, foram mais de 46 mil quantidades de pesquisas por áreas, sendo os setores de indústria alimentícia, gráfica e têxtil com o maior número de buscas. Em comparação ao ano de 2021, no mesmo período, o setor de alimentos continua a liderança na lista de pesquisas, sendo uma das principais atividades de atuação, seguido pelos setores de gráfica e têxtil, totalizando 16 mil buscas.

bottom of page