Por meio de uma estrutura de produção denominada co-packing, qualquer empresa ou marca, independentemente do seu tamanho ou setor, pode produzir sua bebida ou estampar a sua marca em um produto em embalagem longa vida da Tetra Pak. O conceito de co-packing tem ganhado destaque como uma abordagem inovadora para fabricantes da indústria de alimentos e bebidas que não possuem instalações próprias de produção. Com a colaboração como elemento central, esse modelo opera de maneira a que um fabricante forneça a receita e os insumos necessários para a produção, enquanto toda a infraestrutura fabril é terceirizada para um co-packer, uma empresa especializada que detém os recursos e equipamentos para fabricar e envasar alimentos de diversas marcas.
A Tetra Pak, líder mundial em soluções para processamento e envase de alimentos, tem toda a tecnologia e o caminho para isso acontecer, como a ação feita recentemente pela companhia e outros parceiros durante o desfile do Galo da Madrugada, no Carnaval de Recife deste ano, quando 150 mil caixinhas de água mineral foram distribuídas aos foliões por intermédio da ASEV, uma empresa que une companhias para a viabilização do negócio. Todas as embalagens que foram produzidas especialmente para o bloco contavam com a estampa dos patrocinadores.
“Unimos marcas ao interesse da sustentabilidade, oferecendo embalagens personalizadas de água mineral, impulsionando a responsabilidade ambiental e democratizando o acesso a soluções eco conscientes. Nossa missão é envasar valores, minimizar o impacto e nutrir um futuro mais verde”, disse Raphael Ruiz, cofundador da ASEV.
Esse modelo de parceria não apenas possibilita a produção eficiente em lotes menores, mas também transforma as águas em caixinha em ferramentas de marketing, destacando marcas em eventos de grande escala como essa ação no Carnaval de Recife.
Ao optar por trabalhar em parceria com co-packers, o fabricante consegue eliminar os custos relacionados à instalação de uma planta própria, o que lhe proporciona capital adicional para investir em outras áreas, como marketing, distribuição ou até mesmo em pesquisa e desenvolvimento de novos produtos. Além disso, essa abordagem oferece maior flexibilidade e agilidade ao fabricante para lançar novidades no mercado, uma vez que ele não precisa se preocupar com o tempo e os recursos necessários para estabelecer novas linhas de produção.
Para os fabricantes que já possuem suas próprias operações, o modelo de co-packing também pode representar uma alternativa viável para lidar com demandas sazonais, sem a necessidade de realizar investimentos significativos em novas instalações fabris.
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