top of page

Tetra Pak aumenta reciclagem e ultrapassa 100 mil toneladas com programa nacional


A Tetra Pak fechou 2023 com mais de 100 mil toneladas de embalagens longa vida recicladas, resultado vindo sobretudo de ações espalhadas pelo país, levando em consideração condições e demandas locais por meio de mapeamento realizado por um grupo de consultores contratados exclusivamente pela Tetra Pak – batizado de projeto Conexões.  

“O ano passado foi especialmente desafiador, porque os preços dos materiais recicláveis caíram muito devido a condições econômicas. Assim, intensificamos nosso trabalho de campo para atenuar esse cenário e, no fim, conseguimos até superar marcas importantes de reciclagem”, explica a diretora de Sustentabilidade no Brasil e Cone Sul da Tetra Pak, Valeria Michel.   

Em 2023, foram recicladas 104 mil toneladas de embalagens cartonadas, crescimento de 17% sobre o ano anterior (89 mil toneladas), e que representaram taxa de reciclagem de 39,1%, frente a 32,5% em 2022.   

O desempenho do ano passado indica o fortalecimento do Projeto Conexões da Tetra Pak, que coloca mais de uma dezena de consultores ambientais em campo pelo Brasil todo a fim de facilitar o escoamento e reciclagem das caixinhas longa vida. Um dos exemplos que trouxe resultados positivos foi o Projeto DNC, desenvolvido no Rio Grande do Sul, e que buscou maior engajamento de cooperativas e catadores na coleta de caixinhas.   

A ação igualou o preço da embalagem cartonada ao do papelão por meio de incentivos dados pela Tetra Pak em regiões mais distantes da área metropolitana de Porto Alegre, mas que respondem por 45% da população do estado, e onde havia menos comercialização e reciclagem dessas embalagens pela grande distância com os maiores centros urbanos.    

O resultado: foram recicladas nesta região 493,9 toneladas de embalagens cartonadas em 2023, salto de 217% sobre o volume do ano anterior (155,8 toneladas). E a expectativa é de que os volumes continuem crescendo, gerando mais renda para todos envolvidos nesta cadeia.   

Kommentare


bottom of page