top of page

Stora Enso contrata Voith para converter máquina de papel em maior máquina de papelão da Europa


A Stora Enso contratou a Voith, líder de mercado e fornecedora completa do setor papeleiro, para converter uma máquina de papel instalada em sua fábrica de Oulu, no norte da Finlândia. Até pouco tempo, a máquina fabricava papéis gráficos revestidos; depois da conversão, passará a produzir folding boxboard e coated kraft back (CKB). Com uma produção de 750 mil toneladas por ano, a máquina se tornará a maior linha de produção de papelão da Europa. O start-up da máquina está previsto para o início de 2025.

Para a Stora Enso, uma das premissas fundamentais do projeto era garantir máxima eficiência de produção e atendimento aos mais rigorosos padrões ambientais – particularmente em termos de recuperação de calor. Com a conversão, a empresa se tornará a maior produtora europeia de folding boxboard e CKB destinados à produção de embalagens de alta qualidade.

"Estamos muito satisfeitos com a escolha da nossa solução completa pela Stora Enso", comenta o Dr. Michael Trefz, presidente de Projects da Voith Paper. "Este pedido reforça ainda mais a nossa parceria com a Stora Enso. Depois da conversão, a máquina de papelão equipada com tecnologia de ponta e os mais avançados padrões permitirá fabricar papelão de alta qualidade para embalagens."

Para atingir o alto volume de produção necessário, a Voith e a Stora Enso desenvolveram um conceito exclusivo que maximizará a eficiência e a sustentabilidade de toda a máquina. O escopo de fornecimento do projeto inclui uma nova seção de formação de três camadas equipada com um DuoFormer D II. O conceito de prensa de sapata Triple NipcoFlex proporcionará produção e qualidade máximas, além de mínimos custos específicos de energia e produção.

bottom of page