top of page

Rede pela Circularidade do Plástico celebra seis anos de atuação em prol da economia circular


A Rede pela Circularidade do Plástico celebra seu sexto ano de dedicação à promoção da economia circular do plástico em abril. Criada e liderada pela Associação Brasileira da Indústria do Plástico (ABIPLAST), esta iniciativa reúne mais de 70 organizações que representam todos os elos da cadeia estendida do plástico, desde petroquímicas e transformadores até indústrias de bens de consumo, varejistas, cooperativas, gestores de resíduos e recicladores.

Ao longo dos anos, a Rede entregou à sociedade projetos significativos. Um exemplo é o RETORNA, uma ferramenta online e gratuita que avalia o índice de reciclabilidade de embalagens plásticas. Esta plataforma auxilia as empresas a desenvolverem opções mais recicláveis, considerando as complexidades do cenário brasileiro e as particularidades de cada região do país. Desde sua concepção, o RETORNA realizou um total de 504 análises, com a participação de 321 usuários cadastrados, representando 223 empresas.

Recentemente, lançamos o Circularize, um projeto que visa a estreitar os laços comerciais entre cooperativas e recicladoras de plástico. Seu portal disponibiliza guias técnicos para otimizar a entrega de matéria-prima, garantindo maior eficiência e qualidade, além de padronizar a sucata de plástico para agregar valor e promover uma renda mais digna para os catadores, fortalecendo a conscientização ambiental.

Outra iniciativa relevante é o CirculaFlex, focado em embalagens flexíveis pós-consumo, que fortalece a logística reversa nacional, unindo cooperativas e recicladores para aumentar o volume reciclado desse resíduo.

Com o objetivo de impulsionar a reciclagem, lançamos o Recicla Praia Grande, patrocinado pela Rede Pela Circularidade do Plástico em parceria com empresas membros e o Movimento Plástico Transforma. O projeto incentiva a coleta seletiva, triagem e reciclagem de resíduos plásticos no município de Praia Grande, mobilizando moradores e o poder público. A Prefeitura Municipal de Praia Grande também assinou um acordo de cooperação com a ONG Espaço Urbano, responsável pela execução do projeto, comprometendo-se com sua implementação.

bottom of page