top of page

Plastiweber anuncia integração à sistema inédito de rastreio de plásticos reciclados no Brasil



A Plastiweber, empresa de soluções sustentáveis em plástico, anunciou que está fazendo uso pioneiro da ‘Recircula Brasil’, plataforma que rastreia os resíduos plásticos desde a origem até a reinserção como matéria-prima na fabricação de novos produtos. Idealizada pela Associação Brasileira da Industria do Plástico (Abiplast) em parceria com a Agencia Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), e desenvolvida pela Central de Custodia, a ferramenta é considerada inovadora no País e visa dar base à estruturação e à transparência do setor da reciclagem por meio do mapeamento de toda a cadeia produtiva.

A partir da inserção de notas fiscais eletrônicas, os recicladores e transformadores que utilizarem o sistema poderão acompanhar e ter um balanço em massa de todas as suas operações, de forma validada por um terceiro e sem possibilidade de adulteração dos dados. O processo viabiliza a reintrodução de resíduos plásticos na cadeia produtiva com o lastro de origem dos materiais, garantindo transparência e segurança jurídica. Assim, a plataforma Recircula Brasil permite a acreditação da circularidade do material.

Convidada como parceira da Abiplast para participar da elaboração da plataforma Recircula Brasil e dos primeiros testes, a Plastiweber entrega ao mercado embalagens certificadas feitas com até 100% de plástico reciclado pós-consumo. Para a empresa, o sistema facilita a identificação de todos os pontos da cadeia de reciclagem, com informações que podem ser usadas para beneficiar e expandir a operação, além de fortalecer novas iniciativas do setor.

  Estamos em um momento difícil, no qual a reciclagem do plástico tem sido até chamada de farsa. Mas é um setor que vem resistindo há muito tempo e que tem enorme potencial de crescimento, e não cresceu mais por não contar com apoio, politicas publicas, investimentos e incentivos tributários. Na Plastiweber, nos reciclamos centenas de milhões de embalagens flexíveis pós consumo com excelência todo ano, e estamos preparados para crescer 400% em poucos anos. Para isso, precisamos de uma solução como a que a plataforma Recircula Brasil proporciona. Quando surgiu a oportunidade, fomos os primeiros a nos prontificar para o uso do sistema e ficamos muito felizes com o resultado – comenta o CEO e Líder de Economia Circular da Plastiweber, Moises Weber.

bottom of page