top of page

Papirus conquista prêmio internacional de embalagem WorldStar 2024


A Papirus, uma das principais fabricantes de papel cartão do País, conquistou um importante reconhecimento internacional na indústria de embalagens, o prêmio WorldStar 2024, concedido pela Organização Mundial de Embalagem (WPO). A empresa foi vencedora na categoria "Materiais e Componentes de Embalagem", com a caixa do Projeto Aedes do Bem, desenvolvida pela empresa de biotecnologia Oxitec.

O prêmio WorldStar representa o esforço conjunto dos membros da WPO em 63 países, de promover prêmios locais e regionais para estimular a inovação e reconhecer profissionais, conversores de embalagens e marcas. “Para a Papirus, é um orgulho ser reconhecida por uma premiação global que destaca a excelência e a inovação no design de embalagens, impulsionando a evolução e o desenvolvimento da indústria”, destaca Eliane Dantas, Supervisora de Marketing da Papirus.

Este é o terceiro prêmio conquistado pela Papirus com esta embalagem, que integra um projeto para combater a dengue, o “Aedes do Bem”. Neste projeto, algumas residências receberam caixas contendo ovos de mosquitos machos que carregam uma característica autolimitante. A partir das caixas, os chamados Aedes do Bem se dispersam pela área urbana ao redor, procurando por fêmeas Aedes aegypti para se acasalarem. As fêmeas que acasalam com o mosquito autolimitante geram apenas mosquitos machos (que não picam), e o resultado disso é o controle da infestação do mosquito na área tratada.

A caixa é feita em papelão onda B, utilizando acoplamento de papelcartão Vitaliner 225 g/m², da Papirus. A embalagem é de fácil montagem e de manuseio simples pelo usuário. O formato cúbico otimiza o uso do material e propicia ótima resistência à compressão, melhorando o processo logístico.

O desenvolvimento da embalagem teve a participação de um time de parceiros da Papirus, formado por Renato Larocca, diretor da consultoria SIDE - Sistema Integrado da Diversidade de Embalagens -, Álvaro Azanha, consultor de embalagem da How to Pack, Manolo Amato, técnico da Papirus, e Leandro Heredia, diretor geral da Novoriginal Gráfica e Editora.

A cerimônia de premiação será realizada na Tailândia, em 15 de junho, durante o evento ProPak Asia. Na mesma ocasião, a WPO anunciará os vencedores das categorias especiais, incluindo o Prêmio Presidente, Prêmio Sustentabilidade, Prêmio Marketing e Prêmio Embalagem que Salva Alimentos.

bottom of page