top of page

Painéis elétricos aprimoram a produção na indústria alimentícia reduzindo os custos


A conservação de alimentos muitas vezes se resume ao congelamento ou à manutenção em temperaturas adequadas, tornando a geladeira um item indispensável. No entanto, esse conforto vem acompanhado do custo de energia elétrica. Agora, imagine a complexidade enfrentada por uma indústria, que precisa manter suas operações em perfeitas condições para a venda e distribuição aos consumidores finais.

O consumo de eletricidade nos setores de Alimentos e Bebidas aumentou 9,2% e 7,7%, respectivamente, no primeiro semestre deste ano, em comparação com o mesmo período de 2021. O levantamento foi realizado pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica — CCEE, e os dados são do monitoramento periódico de indústrias e grandes empresas que adquirem seu fornecimento no Ambiente de Contratação Livre — ACL, também conhecido como mercado livre. No caso do ramo alimentício, a carga consumida foi de 2.387 megawatts médios. Manter uma operação industrial no setor alimentício em pleno funcionamento não é uma tarefa simples. Para contornar desafios ligados à energia elétrica, a indústria precisa adotar tecnologias apropriadas que assegurem uma distribuição eficiente de energia, evitando interrupções devido a problemas elétricos.

Nesse cenário, o uso de painéis elétricos de média tensão figuram como um meio seguro e eficaz. O painel elétrico funciona como o “cérebro”, comandando o funcionamento de toda a instalação elétrica da indústria, evitando problemas que possam comprometer o fornecimento de energia, como curto-circuito, e a continuidade da produção.

“Os painéis de média tensão são essenciais na automação industrial, abrangendo desde tarefas simples às mais complexas. Eles desempenham um papel fundamental ao minimizar riscos e prevenir interrupções inesperadas nas operações das máquinas. Porém, os quadros precisam ser certificados e estar em conformidade com as normas, pois, qualquer falha pode comprometer a operação local e a segurança dos colaboradores”, disse Fábio Amaral, CEO da Engerey, empresa especializada em painéis elétricos tipo SM6, da francesa Schneider Electric.

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page