top of page

Owens-Illinois destaca iniciativas sustentáveis para reutilização do caco de vidro na produção de novas embalagens


A Owens-Illinois (O-I), líder mundial na fabricação de embalagens de vidro, aproveita o Dia Mundial da Reciclagem, 17 de maio, e reforça seu compromisso com iniciativas sustentáveis para reuso e reciclagem de embalagens de vidro pós-consumo, colaborando assim para uma economia circular. A companhia tem estabelecido diversas parcerias para ampliar a coleta de vidros em diversas regiões do país e reciclá-los. Sua meta é atingir 50% de uso de cacos como matéria-prima para a produção de novas embalagens até 2030.

“Nesse ciclo, também é importante orientar o consumidor para o descarte correto das embalagens de vidro, que deve ser feito em pontos de entrega voluntários ou em locais com coleta seletiva. Assim, esses materiais pós-consumo serão quebrados e armazenados de forma segura por empresas ou cooperativas que garantam a destinação dos cacos a indústrias fabricantes e recicladoras, como a O-I, e que podem efetivamente retorná-los ao mercado”, ressalta Alexandre Macário, gerente do Departamento de Economia Circular da O-I. 

A mais recente ação para coleta de embalagens de vidro aconteceu em parceria com 11 cooperativas – Reciclando para Viver, Recicla Mais, Cooper Rio Oeste, Coopgenesis, Cooperpedra, Coop Beija-Flor, Coopebambú, Coopideal, Coopegericino, Coopquitungo e Coopama - nas imediações da orla de Copacabana, no Rio de Janeiro. Coordenadas pela Associação Nacional de Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis (ANCAT), as organizações ligadas ao Movimento Nacional dos Catadores (MNCR) coletaram 1,5 tonelada de vidros, posteriormente destinados à O-I para que sejam reaproveitados no ciclo de produção de novas garrafas e vasilhames de vidro.

Comments


bottom of page