top of page

Nestlé Purina, Dow e Fundación Avina se unem em projeto para fechar o ciclo das embalagens plásticas


Uma parceria entre a Nestlé Purina, líder no mercado de alimentos para animais de estimação, a Dow, líder em ciência dos materiais e a Fundación Avina, organização da sociedade civil focada em enfrentar os desafios sociais na América Latina, lança o projeto Pegada Limpa, que reúne o esforço colaborativo e a perspectiva ampla de três grandes atores na região, alinhados com os princípios da economia circular como uma missão chave para reduzir os resíduos plásticos.

Por meio da parceria, as organizações vão viabilizar na prática o fechamento do ciclo da reciclagem, o que dará uma segunda vida aos resíduos de embalagens de alimentos para animais de estimação no Brasil e na Argentina. O projeto para acelerar a circularidade, desenvolve e implementa soluções inovadoras, que atuam nos principais desafios de cada fase da cadeia: que inicia com a Nestlé Purina trabalhando no desenvolvimento de suas embalagens para que elas sejam 100% recicláveis e/ou reutilizáveis, passa pelo trabalho para conscientizar os consumidores sobre o descarte correto de embalagens e incentivar a coleta seletiva por meio de cooperativas de reciclagem; e, finalmente, chega na fase de incorporar resinas PCR (plástico pós-consumo) a novos produtos.

Todo o trabalho do Pegada Limpa possibilitará a conversão de 300 toneladas de plástico circular em novas embalagens de alimentos para animais de estimação em 2023. Além disso, o projeto colabora diretamente para o desenvolvimento de novas soluções e tecnologias ainda mais avançadas, acelerando as inovações sustentáveis, o que também permitirá aumentar capacidade de produzir soluções circulares e de baixo teor de carbono e gerar novas oportunidades de renda para os recicladores.

O Pegada Limpa é financiado pela Fundação Dow, que investiu 500 mil dólares por meio do Fundo de Impacto nos Negócios, um programa competitivo de subsídios que contém mais de US $ 1 milhão de financiamento anual para apoiar projetos de impacto social em parceria com organizações sem fins lucrativos ou não governamentais que destacam soluções de negócios. Lançado em 2016, já apoiou 35 projetos altamente visíveis gerando oportunidades para a Dow explorar novas e inovadoras maneiras de expandir mercados e abordar problemas sociais importantes.

bottom of page