top of page

Klabin lança cartão para multipack com celulose microfibrilada


Comprometida em trazer ao mercado soluções inovadoras e sustentáveis, a Klabin, maior produtora e exportadoras de papéis para embalagens e embalagens de papel do Brasil, acaba de desenvolver uma nova versão de seu papel-cartão direcionado à embalagens de bebidas (multipack), o Klamulti, que passa a incluir celulose microfibrilada (MFC) na composição. A novidade, liderada pelos times de Desenvolvimento de Produtos e do Centro de Tecnologia Klabin, foi produzida na planta de MFC, localizada em Telêmaco Borba (PR).

Os desenvolvimentos comprovaram que a adição de MFC na composição do papel-cartão melhora significativamente as propriedades e o desempenho do produto, permitindo a redução da sua gramatura. Dessa forma, a nova solução é capaz de criar embalagens mais leves e resistentes, melhorando a eficiência do material. O processo de produção da MFC desenvolve o micro-fibrilamento das paredes das fibras de celulose, permitindo maior área de ligação entre estas e, assim, aumentando a resistência mecânica do papel.

“As linhas de papel-cartão da Klabin utilizam diferentes composições de fibras para garantir a melhor relação entre rigidez, estrutura, resistência e qualidade de impressão. Cada versão do portfólio foi cuidadosamente desenvolvida para produzir os melhores resultados nos processos dos nossos clientes. Potencializar essas qualidades com a otimização de recursos é um diferencial para a Companhia”, afirma Flavio Deganutti, diretor do Negócio de Papéis da Klabin.

Uma das propostas da Klabin é a potencialização máxima dos recursos florestais, visando a diversificação do uso dos componentes da madeira, que fortalecem o portfólio da Companhia e as oportunidades de atuação em novos mercados de produtos renováveis e sustentáveis.

bottom of page