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Grandes eventos tendem a impulsionar o consumo de latas de alumínio para bebidas e, às vésperas do maior campeonato mundial de futebol, a expectativa do setor é otimista, especialmente com o consumo de novas bebidas, além da tradicional cerveja, segundo a Associação Brasileira dos Fabricantes de Latas de Alumínio (Abralatas).
De acordo com a entidade, na última Copa do Mundo, em 2018, mesmo com temperaturas mais baixas -- junho e julho -- o evento trouxe um crescimento nas vendas de praticamente 20% em comparação ao mesmo período do ano anterior. Além disso, o brasileiro está acostumado com os rótulos que se diferenciam trazendo campanhas, imagens e símbolos do Brasil. “O mercado da venda de latas está muito ligado a boas temperaturas climáticas e festividades, o que teremos nas próximas semanas com os jogos da Copa e festas de fim de ano”, afirma Cátilo Cândido, presidente da Abralatas.
Uma das novidades que vem se fortalecendo é a água mineral em lata que hoje está presente até nos estúdios de TV, com seu barulhinho inconfundível ao ser aberta. O crescimento das vendas de água na latinha já começa a ser notado no terceiro maior mercado do mundo de com um total de 33,4 bilhões de latas no ano passado.
“O vinho em lata veio para complementar a experiência com o produto. Não para substituir o consumo tradicional do vinho em vidro, que é consumido a vários séculos. O vinho em lata é para aquela ocasião diferente: um passeio ao ar livre, na praia, na piscina, num parque em família. A latinha ganha a preferência do consumidor pela segurança, facilidade e alta reciclagem”, conclui Cátilo Cândido.