top of page

Food ingredients South America reforça seu compromisso com a sustentabilidade em 2023


A FiSA - Food Ingredients South America, que acontece de 8 a 10 de agosto no São Paulo Expo, reforça seu compromisso com a sustentabilidade ao promover uma série de ações e iniciativas que visam inspirar a inovação e desenvolvimento de alimentos e bebidas cada vez mais nutritivos, seguros, saborosos, sustentáveis, e de forma mais ágil, ao mesmo tempo em que contribuem para um mundo mais responsável e consciente.

Os projetos, as atrações e o operacional do evento vão contribuir com os ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) da ONU. Está programada uma série de iniciativas voltadas para a redução do impacto socioambiental durante os três dias de feira.

Uma das novidades é que, este ano, a FiSA não utilizará carpete nas ruas de circulação do pavilhão, redirecionando parte da verba que seria usada com o material para a doação de cestas básicas para o projeto social Padaria Escola Tiãozinho, que oferece qualificação profissional na área de panificação e confeitaria a 12 comunidades do entorno de Americanópolis, em São Paulo, com o propósito de inserção no mercado de trabalho e oportunidade de desenvolver iniciativas individuais e coletivas para geração de renda.

Outro destaque é o Espaço Azelis Vogler, projeto inédito da FiSA oferecido pelo patrocinador de sustentabilidade Vogler, que agora faz parte do grupo Azelis. A atração tem o objetivo de contribuir para inovação e desenvolvimento de produtos ancorados nos pilares ESG, por meio de conteúdo, degustação e exposição de ingredientes e soluções com esse perfil, em conjunto com quatro parceiros que atuam com foco em sustentabilidade: AAK, Kerry, Innophos e Givaudan.

Já na parte operacional, será reforçada a coleta seletiva de materiais orgânicos e recicláveis, com lixeiras coletoras estrategicamente distribuídas para que cada material separado, como alumínio, plástico, papelão e vidro, possa ser reinserido na cadeia produtiva, contribuindo para o correto destino dos resíduos e a diminuição do volume destinado aos aterros sanitários.

Além disso, no momento do credenciamento, a organização do evento incentivará a devolução de bags de plástico para que sejam higienizadas e reutilizadas em futuras feiras, evitando o desperdício de materiais e buscando ações mais sustentáveis. A iluminação nos estandes e projetos também receberá uma atenção especial, sendo realizada exclusivamente com lâmpadas de LED

Adicionalmente, será reforçado o compromisso com o reaproveitamento e reciclagem: 80% do material utilizado na montagem da feira será reaproveitado. Banners e totens de sinalização interna também estarão nessa leva. A gerente do evento, Diane Coelho, reforça que a prática não se limita apenas à FiSA 2023, mas se estende a todos os eventos promovidos pela Informa Markets no Brasil, como parte de um esforço contínuo para promover uma gestão sustentável em suas atividades.

2 visualizações0 comentário
bottom of page