top of page

Embalagens de Café terão novas exigências a partir de 2023


A partir de janeiro de 2023 as embalagens de café passarão por mudanças e já é tempo de se preparar para elas. De acordo com o comunicado do Ministério da Agricultura, informações sobre tipo do grão e grau de torra passarão a ser obrigatórios nas embalagens. Trata-se do novo padrão oficial de classificação do café torrado que passará a vigorar em todo o território nacional e que consta no Padrão Oficial de Classificação do Café, aprovado em maio último.

Elaborado a partir de um trabalho conjunto entre o órgão e representantes da indústria, o documento define as exigências de classificação do produto, com os requisitos de identidade e qualidade, a amostragem, o modo de apresentação e a marcação ou rotulagem na embalagem do produto.

De acordo com o diretor executivo da Camargo Embalagens, Felipe Toledo, a empresa, que tem tradição no atendimento da cultura cafeeira, já está comunicando seus clientes para que haja tempo hábil para as adequações exigidas em lei.

Agora, informações como o tipo de grão e o grau de torra constarão nas embalagens de forma mais direta e visível, assim como qual tipo de café o consumidor está levando para casa: Robusta, Arábica ou Conilon. Ele também saberá se a torra está enquadrada em um dos tipos determinados: clara, média ou escura.

De acordo com o diretor executivo da Camargo Embalagens, Felipe Toledo, a empresa, que tem tradição no atendimento da cultura cafeeira, já está comunicando seus clientes para que haja tempo hábil para as adequações exigidas em lei.tal oferecidos aos consumidores. O Ministério da Agricultura vai fiscalizar todo o processo - da fábrica aos locais de venda.

bottom of page