top of page

Dia Mundial da Reciclagem e ESG


O Dia Mundial da Reciclagem é comemorado anualmente no dia 17 de maio, e nos relembra da importância de refletir sobre o meio ambiente e os impactos que temos causado enquanto sociedade, além do papel das empresas ao apresentar produtos ao mercado e liderar iniciativas de conscientização.

De acordo com a Associação Brasileira dos Fabricantes de Latas de Alumínio (Abralatas), a reciclagem de latas de alumínio cresceu 98,7% em 2021. O número sempre tende a aumentar e chegar cada vez mais próximo da casa dos 100%. Além disso, entre 2019 e 2021, a reciclagem de latas proporcionou redução de 70% no consumo de energia, 65% no consumo de água e queda de 70% nas emissões de gases de efeito estufa.

O ciclo de vida das latinhas de alumínio para bebidas é de 60 dias. Ao serem descartadas, são coletadas e levadas para reciclagem, onde é feita fusão e laminação das chapas que se transformarão em novas latas para serem entregues aos pontos de vendas.

Esse processo todo também gera renda e empregos para catadores - muitos que têm a reciclagem como única fonte de renda. Atualmente, o Brasil conta com 36 centros de coleta mantidos pelo setor, atendendo 100% do território nacional. Os locais garantem a destinação adequada de toda sucata para a reciclagem. Mais de 800 mil catadores de materiais recicláveis são beneficiados com o programa de logística reversa de latas de alumínio e gerando renda de mais de R$ 5 bilhões por ano.

8 visualizações0 comentário
bottom of page