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Consumidores buscam sustentabilidade, apesar de desafios econômicos, destaca a Semana ABIHPEC


O penúltimo dia da Semana ABIHPEC de Mercado 2023, evento organizado nesta quinta-feira (05), pela Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC), abordou a relação dos consumidores com a sustentabilidade e a necessidade de ações afirmativas por parte da indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos para atender, além das demandas de consumo, os quesitos de governança e impactos econômicos gerados pela crise climática.

Análises do instituto Kantar mostram que, apesar do crescente interesse, muitos consumidores ainda demonstram uma compreensão limitada sobre o que a sustentabilidade realmente implica, agrega a uma marca ou produto. Isso ocorre em meio a desafios econômicos que afetam as escolhas de consumo, uma vez que produtos ‘ecologicamente corretos’ são comumente percebidos como mais caros, além de uma relativa desconfiança dos consumidores, em relação às ações das marcas, vistas como superficiais ou marketing.

“É preciso que as fabricantes e varejistas deem suporte aos consumidores visando promover a evolução de seu comportamento e entendimento acerca da sustentabilidade” destacou Matheus Macedo, da Kantar.

Apesar das barreiras, os produtos de cuidados pessoais estão entre as 2 principais escolhas sustentáveis do consumidor na hora da compra, ficando atrás apenas de alimentos (verduras, legumes, frutas etc.). A categoria é a preferência para 32% dos consumidores em todo mundo e para 19% no Brasil.

Além do consumo, o Instituto NielsenIQ apontou que a ‘governança’ e o ‘custo’ devem acelerar o processo de sustentabilidade nos processos das empresas. A necessidade de se adequar às legislações, os riscos com multas e taxas relacionadas a práticas ruins como o greenwashing, o aumento dos custos devido ao impacto climático, como o aumento no preço da energia, matérias-primas, entre outros, vão impulsionar a tomada de medidas.

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