top of page

Conservadoras Icebox da Termotécnica ampliam a vida útil dos peixes e frutos do mar


Os pescados brasileiros vêm ganhando cada vez mais espaço no exterior. Na publicação da base de dados da Embrapa Pesca e Aquicultura, as exportações da piscicultura apresentaram aumento de 48% em faturamento no 3º trimestre de 2023, comparando-se com o mesmo período de 2022, atingindo 6,7 milhões de dólares. Essa curva ascendente vem de alguns anos. Em todo o ano de 2022, a tilápia, principal espécie exportada, deu um salto de 28% em relação a 2021, totalizando 23,2 milhões de dólares – sendo o Paraná o principal estado exportador do peixe, seguido de Mato Grosso do Sul, Bahia e São Paulo. Os Estados Unidos respondem por mais de 80% das nossas exportações.

Com a alta demanda, vem também a necessidade de melhoria contínua na logística de pescados, buscando ampliar a qualidade e a eficiência para entregar um produto de qualidade ao cliente e, assim, conquistar resultados positivos. Outro ponto é a concorrência. Com o mercado aquecido surge também a necessidade de diferenciação para ser a escolha dos clientes e consumidores mais exigentes.

Neste contexto, a embalagem ganha grande importância no armazenamento, manuseio, transporte e conservação de peixes e frutos do mar. Fatores como coloração, cheiro e firmeza da carne são decisivos para que o produto seja aprovado na chegada aos mercados compradores. E quando algumas destas condições não estão de acordo com os padrões de qualidade, o prejuízo pode ser sentido por todos os elos da cadeia de consumo. Para o consumidor, caso não encontre a opção ideal; para a empresa, que deixará de vender; e para a sociedade, com o desperdício de alimentos.

Na hora de selecionar a melhor solução de embalagem para acondicionamento e transporte de produtos perecíveis como os pescados, aspectos de sustentabilidade ganham tanta relevância quanto funcionalidade e proteção. Questões como a redução da pegada de carbono, a circularidade do material e a diminuição das perdas e desperdícios de alimentos proporcionada pelas soluções de acondicionamento em toda a cadeia são cada vez mais importantes na escolha das embalagens. “Os mercados estão cada vez mais exigentes quanto à pegada ambiental das empresas e estamos comprometidos com esta agenda apresentando soluções alinhadas com essas demandas”, afirma Albano Schmidt, presidente da Termotécnica.

bottom of page