top of page
Foto do escritorCristina Banaskiwitz

Abralatas conquista Selo Amigo dos Catadores e Catadoras


A Associação Brasileira dos Fabricantes de Latas de Alumínio (Abralatas) recebeu no dia 22 de dezembro o Selo Amigo dos Catadores e Catadoras. O reconhecimento foi feito durante a Expocatadores 2023, realizada entre os dias 20 a 22 de dezembro, em Brasília, com a presença do Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, além de lideranças e autoridades. O evento é uma iniciativa do Movimento Nacional do Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR) em homenagem aos relevantes serviços prestados à categoria e ao desenvolvimento da reciclagem popular no Brasil.

A entrega do selo representa um feito histórico para a Abralatas, que há 20 anos luta pela melhoria das condições de trabalho de catadores e catadoras de todo o país. “Esse reconhecimento feito pelos próprios catadores nos deixa muito orgulhosos de nossa atuação em prol da categoria. Conquistamos o feito histórico de 100% de latas recicladas no país em 2022 e nada disso teria sido possível sem a parceria fundamental que temos com catadores e catadoras em todos os estados do Brasil”, disse Cátilo Cândido, presidente executivo da Abralatas.

Cátilo ainda lembrou de importantes marcos que a Abralatas desenvolveu junto aos catadores nos últimos anos, como no apoio à regulamentação da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), que prioriza os catadores em todas as soluções de reciclagem, e na aprovação da Lei 14.260/2021, que permite a dedução de IR para investimentos em projetos de sustentabilidade, também com prioridade para esses trabalhadores.

Roberto Rocha, presidente da Associação Nacional dos Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis (Ancat), afirmou que a Abralatas é uma entidade muito importante para os catadores, inclusive pela lata de alumínio ser um dos materiais mais valorosos na cadeia de reciclagem. “Hoje temos a Abralatas como uma grande parceira por conta de todo o trabalho e respeito que eles têm com a categoria de catadores. Juntos, seguiremos avançando de forma colaborativa na cadeia da economia circular de forma justa para os catadores”, afirmou.

Comments


bottom of page