top of page

Ardagh Metal Packaging e Associação Reciclázaro colocam o bloco dos catadores na rua durante o Galo da Madrugada em São Paulo


A  Ardagh Metal Packaging (AMP), uma das líderes globais na produção e venda de embalagens de alumínio para bebidas, é uma das patrocinadoras do desfile do Galo da Madrugada em São Paulo, no dia 13 de fevereiro, das 9h às 14h, nos arredores do Parque Ibirapuera. O tradicional bloco recifense, considerado o maior do mundo, será também um dos mais sustentáveis devido a uma parceria entre a AMP e a Associação Reciclázaro, que vão colocar um bloco de catadores na rua para fazer a coleta seletiva de resíduos recicláveis e também para reforçar a consciência ambiental dos foliões. Ao todo 60 catadores das cooperativas paulistanas Recicla Butantã e Central Tietê, uniformizados com as camisetas do Galo, vão coletar e separar os resíduos enquanto acompanham a evolução do desfile pelas ruas de São Paulo.

A AMP coloca esse “bloco dos catadores” na rua em parceria com a Associação Reciclázaro, responsável por selecionar, treinar e acompanhar os cooperados durante o trabalho no Galo da Madrugada. Os profissionais vão ganhar a diária pelo serviço e ficarão com todos os materiais coletados no evento, podendo revendê-los à cadeia da reciclagem. Os catadores receberão também os equipamentos de proteção individual (EPIs) próprios para a execução do serviço em segurança, além de contarem com uma tenda para armazenar os sacos de materiais coletados.

Segundo Camille Carletti, gerente de projetos socioambientais da Reciclázaro, a participação dos catadores no Galo da Madrugada contribui para reforçar ainda mais a relevância do trabalho desses profissionais para a reciclagem de resíduos, a economia circular e o meio ambiente. “Eles vão estar juntos, uniformizados e bem visíveis ao longo do desfile, demonstrando o papel vital que possuem na cadeia da reciclagem e assumindo o seu protagonismo ambiental ao interagir ativamente com os foliões e indicar o descarte adequado para os resíduos do carnaval”, destaca Camille.

O patrocínio da Ardagh ao Galo da Madrugada tem tudo a ver com o produto fabricado pela empresa – as latinhas de alumínio –, que estarão nas mãos de milhões de foliões durante o carnaval e o desfile do bloco. Para Elisângela Matos, diretora de sustentabilidade da AMP, a ação com os catadores vem para reforçar o compromisso global da empresa com a sustentabilidade e, sobretudo, com o pós-consumo das latinhas. “Valorizamos muito o trabalho das cooperativas de coleta seletiva, dos recicladores e catadores, pois são eles que tornam possível o reaproveitamento dos resíduos recicláveis nas cadeias produtivas e assim fazem girar a economia circular “destaca Elisângela.

bottom of page