top of page

ABIPLAST participa das discussões sobre Tratado Global da Poluição Plástica no Canadá


A Associação Brasileira da Indústria do Plástico (ABIPLAST) participa da quarta Sessão do Comitê Intergovernamental de Negociação (INC-4), que será realizada em Ottawa, Canadá. No evento, a entidade contribuirá para as discussões internacionais acerca do Tratado Global de combate à Poluição Plástica, junto a um Grupo de Trabalho que reúne mais de 1.500 representantes de instituições e 165 Estados-Membros.

O foco da Associação durante a plenária é a elaboração de um texto claro e objetivo para a proposta final do tratado. "Há uma preocupação significativa da indústria em garantir definições precisas, a fim de evitar problemas futuros com interpretações incorretas ou incompletas," destaca Magaly Menezes, assessora de relações governamentais e comércio exterior, que representará a ABIPLAST no encontro.

A ABIPLAST aponta que o principal desafio no momento é alcançar um consenso sobre os temas em discussão, o que pode representar um entrave para a finalização do documento. “Alguns Estados-Membros têm posições firmes quanto à continuação da produção de plásticos, em contraste com outros países que defendem restrições a esses produtos”, ressalta.

Consciente das externalidades negativas decorrentes da má gestão dos resíduos plásticos, a indústria do plástico tem assumido sua responsabilidade e colaborado com todos os envolvidos na cadeia de valor. No entanto, destaca a importância de uma abordagem sistêmica por países como o Brasil, com investimentos em gestão integrada de resíduos sólidos urbanos e valorização dos catadores de materiais recicláveis.

Comentários


bottom of page