top of page

13 toneladas de copos do Rock in Rio viraram embalagens de desodorante Natura Kaiak


Promover a circularidade de embalagens e dar um novo destino a milhões de resíduos plásticos que se tornariam lixo. Com esse propósito, Natura, Heineken®, Braskem, Coca-Cola Brasil e Rock in Rio se uniram para uma operação de reciclagem que resultou na transformação de aproximadamente 13 toneladas de copos utilizados durante o festival de 2022 em matéria-prima circular para produzir cerca de 2 milhões de embalagens para desodorantes corporais da marca Natura Kaiak. A parceria entre as marcas ainda evitou a emissão de 21 toneladas de CO2 no meio ambiente e proporcionou geração de renda para 350 pessoas das 80 famílias envolvidas nas cooperativas parceiras.

Dos copos coletados, quase 90% foram reciclados após triagem das cooperativas, totalizando cerca de 2,3 milhões de unidades de copos. Os outros 10% não foram utilizados durante o festival ou não foram reciclados devido ao descarte incorreto e mistura com outros resíduos orgânicos. Este é um alerta de que há ainda amplo espaço para aprofundar a conscientização do público em relação ao descarte correto dos materiais.

O processo de reciclagem envolveu um vasto projeto de gestão de resíduos implementado pelo Rock in Rio, Braskem e parceiros, que se iniciou com a comunicação do festival focada em incentivar o engajamento do público pelo descarte correto dos resíduos não apenas nas lixeiras como também nos postos de coleta da Braskem espalhados na Cidade do Rock.

Após o festival, os resíduos recicláveis foram encaminhados para três cooperativas selecionadas para a separação e triagem dos copos. Entre elas, está a CooperEcologica, parceira da Natura e que faz parte do Programa Elos, que completou cinco anos de existência também em 2022 e que contempla a rastreabilidade e a logística reversa da cadeia de produção da marca. O impacto positivo que essa associação gera diretamente beneficia 34 famílias.

A Braskem, por sua vez, comprou os copos das cooperativas, garantindo geração de renda para essas comunidades e converteu esses recipientes em resina reciclada. A Silgan, empresa parceira no fornecimento de embalagens da Natura, adquiriu o material da Braskem e produziu as peças, que foram utilizadas para a fabricação de embalagens dos desodorantes da marca Natura Kaiak.

Os desodorantes Kaiak com embalagem feita a partir dos copos reciclados podem ser encontrados, a partir de 15 de agosto, com as Consultoras de Beleza Natura, site e app da Natura.

Comentários


bottom of page