top of page

Wine Trade Fair e Cachaça Trade Fair fecham parceria para reciclagem de garrafas de vidro


"A São Paulo International Wine Trade Fair e a Cachaça Trade Fair, eventos anuais que reúnem produtores de vinhos e cachaças, bem como empresas de equipamentos para a indústria de bebidas do Brasil e do exterior, firmaram parceria com a Owens-Illinois e a startup Grupo Seiva para promover a reciclagem de garrafas de vidro. Durante os eventos, que ocorrerão de 25 a 27 de março no pavilhão Expo Center Norte, em São Paulo, mais de 200 empresas e cerca de 10 mil visitantes/compradores estarão presentes.

Como a maior recicladora de vidro do país, a Owens-Illinois, com unidades em São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Recife (PE) e Vitória de Santo Antão (PE), apoia iniciativas que visam promover a reciclagem e conscientizar a sociedade sobre o correto destino das embalagens de vidro. Alexandre Macário, gerente de Economia Circular da O-I, destaca: "Essa iniciativa visa ampliar o retorno do vidro pós-consumo para a indústria, colaborando eficientemente para a gestão de resíduos em grandes eventos e promovendo a conscientização sobre a importância da reciclagem."

"Junto com a Wine Trade Fair, Cachaça Trade Fair e a Owens-Illinois, pretendemos acelerar e estimular a reciclagem de vidro no Brasil, transformando-a em exemplo de desenvolvimento e sustentabilidade da cadeia de produção", afirma Daniel Nascimento, CEO do Grupo Seiva.

Além de preservar o meio ambiente, essa ação proporciona benefícios como a resolução de problemas relacionados ao descarte inadequado de embalagens de vidro e redução de custos na gestão de resíduos. Os ganhos se estendem desde os donos de bares e restaurantes até os engarrafadores, que enfrentam escassez de vidro no mercado nacional. Nascimento ressalta: "O principal é transformar o mundo em um lugar mais sustentável, promovendo a reciclagem de vidro e a economia circular no Brasil."

Durante a Wine e Cachaça Trade Fair, serão instaladas as máquinas JM Sand, fabricadas pelo Grupo Seiva, capazes de triturar até 400 garrafas do tipo long neck. Todo o material será recolhido por equipes do Grupo Seiva e destinado às instalações industriais da Owens Illinois, onde será transformado em novas garrafas.

Zoraida Lobato, sócia-fundadora da São Paulo International Wine Trade Fair e Cachaça Trade Fair, destaca os ganhos dessa parceria, não apenas em termos de preservação ambiental, mas também na economia de sacos de lixo, produtos de limpeza e espaço físico para armazenamento, otimizando a gestão de resíduos gerados pelos expositores.

Ela ressalta ainda a importância de realizar feiras ambientalmente sustentáveis, utilizando materiais recicláveis e de múltiplos usos na montagem dos estandes e áreas dos eventos, visando reduzir a produção de resíduos. "É fundamental elevar a percepção de que sustentabilidade e consciência ambiental devem ser prioridades em todos os setores de atividade", afirma Lobato."

תגובות


bottom of page