top of page

Voith apresenta nova solução OnQuality para medição e controle de orientação de fibras


A inovadora família de produtos do sistema OnQuality da Voith oferece aos fabricantes de papel uma solução para a medição e o controle contínuos do ângulo de orientação das fibras na folha. A nova solução é composta pelo OnQ Fiber Orientation Sensor, que mede a orientação das fibras em tempo real; o software de controle de orientação das fibras OnQ Profilmatic; e os atuadores OnQ ModuleStep e OnQ ModuleJet.

Graças à precisão do sistema de controle OnQuality, grandes fabricantes internacionais de papel embalagem já vêm utilizando essa solução para garantir a qualidade de seus produtos. Depois de uma rápida fase de instalação e comissionamento do sistema, o investimento costuma se pagar em menos de um ano. O sistema de controle de qualidade (QCS) pode ser facilmente instalado em máquinas de qualquer fabricante.

O princípio de funcionamento da nova solução de automação baseia-se na utilização do OnQ Fiber Orientation Sensor para captura de macrofotografias da folha em alta resolução, iluminadas por flashes de nanossegundos, durante o funcionamento da máquina. A análise das fotografias é então feita por um sistema de processamento digital de imagens que obtém a medição de ângulo de orientação das fibras. Essa medição pode ser feita em apenas um ou ambos os lados do papel. Depois da medição do ângulo das fibras, o software de controle OnQ Profilmatic define e transmite os parâmetros adequados para os atuadores do OnQ ModuleStep, que realizam o ajuste das diferentes zonas do lábio da caixa de entrada por meio de motores de passo. Além do controle dos atuadores OnQ ModuleStep, o sistema também controla a diluição da massa por meio do OnQ ModuleJet, para evitar possíveis efeitos colaterais indesejáveis na gramatura do papel.

bottom of page