top of page

TOMRA Recycling: triagem de resíduos mistos mudando o jogo da IVAR IKS na Noruega


A TOMRA e uma planta de triagem de resíduos norueguesa demonstraram que a triagem de resíduos de origem mista é uma solução alternativa para a coleta seletiva. Uma vez que interrompeu a coleta seletiva de plásticos em sua região e liberou o poder da triagem de resíduos mistos, a instalação aumentou as taxas de recuperação de 28% para 82% e atingiu taxas de reciclagem de 56,4%, cumprindo assim as metas de reciclagem da UE para 2025 antes de tempo. Hoje, o IVAR ocupa o primeiro lugar no processamento de RSU em volume.

Situado em Forus, entre as cidades de Stavanger e Sandnes no sudoeste da Noruega, IVAR gerencia todos os resíduos e coleta de lixo de 10 municípios com uma população aproximada de 325.000. Com sua avançada planta de triagem de resíduos sólidos municipais, ela recupera grandes volumes de materiais recicláveis ​​antes da incineração, reduzindo as emissões de CO2 e a dependência global de material virgem, fornecendo conteúdo reciclado de alta qualidade para novos produtos e embalagens.

Quando as metas locais e internacionais de reciclagem se tornaram cada vez mais rigorosas, o IVAR reconheceu a necessidade de melhorar seus métodos de gestão de resíduos e decidiu examinar mais de perto o potencial oculto dos resíduos domiciliares da região. Com o objetivo de encontrar a abordagem mais eficaz e ecologicamente correta para a gestão de resíduos, a empresa procurou a consultoria da TOMRA. Para identificar as oportunidades na separação de resíduos mistos e avaliar seu potencial de desempenho, a planta enviou amostras de RSU da região para a instalação de teste da TOMRA na Alemanha.

No final de 2014, o projeto de construção da planta começou com a Sutco Recycling Technik escolhida como fornecedora da planta combinada de resíduos e separação de papel da IVAR. A Sutco, por sua vez, selecionou a TOMRA Recycling como parceira do projeto para equipamentos de triagem. Desde que a nova instalação começou a operar em janeiro de 2019, 22 das unidades de triagem AUTOSORT® de última geração da TOMRA separam plásticos (PET, PS, PEBD, PEAD, PP) e papel (mistos de papel, papelão, embalagens de bebidas) fora dos resíduos mistos (caixas cinzentas) recolhidos na calçada. Além disso, metais (alumínio, aço) são recuperados dos resíduos.

bottom of page