top of page

Termotécnica comemora a logística reversa e reciclagem de EPS/Isopor


Uma das maiores indústrias transformadoras de embalagens de EPS (mais conhecido como isopor*) da América Latina e líder no mercado brasileiro, a Termotécnica comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente com avanços no seu Programa Reciclar EPS. Criado há 15 anos de forma voluntária e antecipando-se à Política Nacional de Resíduos Sólidos, o Programa Reciclar EPS marca o pioneirismo e a vanguarda da Termotécnica nas questões de sustentabilidade.

A iniciativa gera empregos diretos nas unidades da Termotécnica e conta com cooperativas, gestores de resíduos e geradores diretos parceiros no país. O que impacta na inclusão sócio-produtiva de mais de cinco mil famílias e contribui para a valorização dos trabalhadores da cadeia de reciclagem. “Iniciamos um processo de reconhecimento às cooperativas de reciclagem e ampliamos nossas parcerias, gerando emprego e renda para os trabalhadores deste segmento e suas famílias”, reforça Albano Schmidt.

Desde 2007, a empresa já reciclou aproximadamente 48 milhões de quilos de EPS de embalagens pós-consumo – o que equivale a uma área de mais de 10 estádios do Maracanã - que foram transformadas em nova matéria-prima comercializada no mercado com a marca REPOR. Essa operação de logística reversa e economia circular realizada pela Termotécnica é tão relevante que posiciona Joinville como a cidade que mais recicla EPS no país.

Os anos de 2021 e 2022 foram de intensificação no desenvolvimento de produtos REPOR de maior qualidade para inserção em peças de clientes com conteúdo de material reciclado, permitindo seu uso em aplicações mais nobres. É o caso da parceria da Termotécnica com a Unigel e Electrolux.

Em seu mais recente Relatório de Sustentabilidade, a Termotécnica também registrou avanços significativos na redução de carbono. Nos últimos 10 anos, reduziu em torno de 90% das emissões totais de Gases de Efeito Estufa (GEE) e realiza 100% de compra de energia renovável a partir de 2022. As emissões evitadas no período equivalem ao plantio de 19.441 árvores em um projeto de reflorestamento de 20 anos.

“Para os próximos anos, queremos incorporar percentuais cada vez maiores de materiais reciclados em nossos produtos, buscar matérias-primas de fontes renováveis e investir cada vez mais na indústria 4.0 e na transformação cultural de nossas equipes. Contemplamos também a ampliação do investimento em inovação para intensificar o movimento de ingresso em novos segmentos e o atendimento a clientes mais distantes de nossas fábricas”, conclui Albano Schmidt.

Para o reporte das ações relativas ao biênio 2021/2022, a Termotécnica segue os GRI (Global Reporting Initiative) Standards, o Pacto Global das Nações Unidas e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). “Por meio deste documento, elaborado a cada dois anos e de acordo com as diretrizes globais do GRI, apresentamos aos stakeholders a estratégia ESG Termotécnica e registramos nossos compromissos em relação aos aspectos de governança, social e ambiental”, afirma o presidente da Termotécnica, Albano Schmidt.

Posts recentes

Ver tudo

1 Comment


Zin geR
Zin geR
Jun 08, 2023

Se procura uma plataforma de jogo online que ofereça diversão e segurança, o brazino comentarios é uma escolha de topo. A variedade de jogos aqui é a certeza de manter qualquer jogador envolvido durante horas. A navegação fácil e os gráficos de qualidade do site tornam a experiência de jogo ainda mais agradável. Além disso, o forte enfoque na segurança do utilizador proporciona paz de espírito enquanto joga.

Like
bottom of page