A Suzano Ventures, corporate venture capital da Suzano, anuncia o investimento de até US$ 6,7 milhões na Allotrope Energy, desenvolvedora de baterias de lítio-carbono do Reino Unido. Este é o primeiro aporte realizado pelo corporate venture capital lançado em junho de 2022 pela Suzano. O primeiro investimento permitirá que a empresa inglesa avance em sua nova tecnologia a qual tem o potencial de transformar o segmento de baterias ao desbloquear novas oportunidades de aplicações. A tecnologia, ainda, utilizará matéria-prima oriunda de florestas plantadas de eucalipto.
A Allotrope Energy é desenvolvedora de uma tecnologia de carbono que melhora radicalmente o desempenho de baterias de lítio-carbono e capacitores de íons de lítio, e pode oferecer uma alternativa segura de carregamento super-rápido às tecnologias atuais. Com a parceria, as baterias de lítio-carbono serão fabricadas usando carbono extraído de um abundante biomaterial do processo de produção de celulose da própria Suzano, a partir de madeira de origem sustentável.
Essas baterias têm o potencial de estabelecer novos padrões em aplicações de carregamento ultrarrápido, com oportunidade de utilização em diferentes segmentos como mobilidade, robótica, aplicações híbridas de próxima geração e sem a utilização de materiais como cobalto, níquel e outros metais, cuja escassez tem impactado as cadeias de suprimentos globais e aumentando os custos.
"Na Suzano Ventures, nosso foco é encontrar startups deep techs que possam construir uma economia circular e regenerativa por meio da produção e uso de biomateriais inovadores.”, diz Paula Puzzi, gerente da Suzano Ventures.
Ventures possui US$ 70 milhões em recursos disponíveis para serem investidos em startups e/ou empresas com inovações em negócios a partir de novas tecnologias e aplicações de biomassa de eucalipto, soluções que fomentem o uso de embalagens sustentáveis, além de forestrytechs que acelerem a produtividade florestal e a captura, mensuração e gestão do sequestro de carbono. Mais informações estão disponíveis no site da Suzano Ventures: www.suzanoventures.com.
Comments