Sustentabilidade e aceleração digital são caminhos para lucrar


Muito por conta do período de pandemia, as novas tendências globais das empresas de consumo e varejo estão atreladas a dois principais aspectos: sustentabilidade e aceleração digital. Ao menos é o que aponta a nova pesquisa da KPMG, com 500 CEOs entrevistados em todo o mundo ainda este ano. Dos entrevistados, 92% desejam garantir os ganhos de sustentabilidade e mudanças climáticas que obtiveram no ano passado e a maioria (98%) está supostamente começando a mudar o foco principal para o componente social do programa de ESG (sigla em inglês para meio ambiente, social e governança). Além disso, mais de 30% dos executivos dessa indústria revelaram que as companhias que eles lideram mudaram para sempre; 92% confiam nas perspectivas de crescimento do setor no longo prazo e 90% das próprias empresas especificamente; e 43% não preveem um retorno às operações normais até o ano que vem.

Quase 70% dos entrevistados disseram que esperam se envolver com clientes predominantemente de forma online e 42% dos CEOs indicaram que a capacidade de criar uma experiência digital transparente para o cliente se acelerou tanto durante a pandemia que muitas empresas já estão anos à frente de onde esperavam estar. Além disso, 78% dos executivos de consumo e varejo reportaram que planejam investir mais em comércio eletrônico e plataformas de vendas digitais.

A mudança é uma constante, e a maioria dos CEOs de consumo e varejo afirmou estar confiante nas oportunidades emergentes de crescimento das suas empresas nos próximos três anos.