Soya Recicla coleta mais de 7 milhões litros de óleo de cozinha usado


No Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado em 5 de junho, o programa Soya Recicla celebra a marca de mais de sete milhões de litros de óleo de cozinha usado coletados e reciclados no Brasil. A iniciativa pioneira, criada em 2006, é hoje um dos maiores programas de logística reversa de óleos e gorduras vegetais residuais do país.

O programa, que tem o propósito de conscientizar a população sobre a importância da reciclagem do óleo de cozinha usado, evitando seu descarte incorreto na rede de água, esgoto ou no lixo comum, faz parte das diversas ações de sustentabilidade da Bunge. Ao longo de sua história, quase 180 milhões de m³ de água deixaram de ser contaminados e 83 milhões de kg/CO2 foram reduzidos.

O óleo usado, levado aos pontos de coleta Soya Recicla pelos consumidores, é recolhido por empresas e instituições parceiras e submetido a processos físicos e químicos para atender o padrão de qualidade de matéria prima e, então, encaminhado para a produção de biodiesel ou de novos produtos, como sabão em barra ecológico, desmoldantes, manta asfáltica e tinturas. Já as embalagens onde são entregues os resíduos são encaminhadas para cooperativas de reciclagem e recicladores, que as reutilizam para produção de novos produtos.

5 visualizações0 comentário