No Brasil, apenas 4% dos 82,5 milhões de toneladas de resíduos sólidos urbanos são reciclados, e mais de 70% dos brasileiros não separam lixo orgânico do reciclável (Abrelpe, Ibope). Diante desse cenário, a SIG, especialista em embalagens cartonadas, firmou uma parceria com a Earthworm Foundation Brasil, com apoio do governo do Paraná, para promover uma cadeia ética de reciclagem.
A parceria visa garantir a origem do material reciclado e condições de trabalho dignas para catadores, além de implementar sistemas de verificação de fornecedores e incentivar a reciclagem de embalagens, como as do tipo “longa vida”. Segundo o Ipea, apenas 5% dos catadores estão organizados em cooperativas, enquanto 95% trabalham informalmente, reforçando a urgência de uma cadeia ética e de impacto social positivo.
Isabela De Marchi, Gerente de Sustentabilidade da SIG, destaca a importância da parceria com a Earthworm para assegurar rastreabilidade e condições justas de trabalho na cadeia de reciclagem. O projeto piloto será no Paraná, onde a SIG possui sua fábrica de embalagens e, em breve, uma planta de reciclagem.
Dov Rosenmann, da Earthworm Brasil, enfatiza o fortalecimento das cooperativas e a necessidade de soluções sustentáveis e replicáveis para aumentar os fluxos de reciclagem. A SIG já colabora com iniciativas como Menos 1 Lixo, So+ma e Recicleiros, promovendo educação ambiental e a ampliação da reciclagem no Brasil.
Kommentare