top of page

Rastreabilidade como forma de transformação digital na indústria


A rastreabilidade é conhecida como a capacidade de coletar dados sobre qualquer tipo de atividade realizada durante o processo de fabricação de um produto na indústria, desde a origem da matéria-prima até a logística de entrega. Assim, é possível alcançar melhor controle de qualidade do produto final e da própria cadeia produtiva. Com a chegada da indústria 4.0, o acesso a processos de rastreabilidade mais rápidos e eficientes aumentou consideravelmente e a adoção antecipada destas tecnologias habilitadores é um passo essencial no caminho de reduzir custos industriais na coleta de dados, aumentar a segurança dos processos de produção dos produtos do ponto de vista de qualidade e apoiar novas oportunidades comerciais com grandes players do varejo que exigem respostas rápidas de qualidade.

Para atingir este nível de acesso a informações para gestão, tomada de decisão e rastreabilidade completa em poucos minutos, o sistema de produção das fábricas requerem uma integração de ponta a ponta, e é nesse contexto que a coleta de dados automatizada tende a sustentar qualquer operação. A SIG, empresa líder no fornecimento de sistemas e soluções para embalagens, oferece aos clientes a solução SIG PAC.TRUST, que permite que as indústrias acompanhem seus processos e operações de forma digital, otimizando o acesso à informação com visibilidade do chão de fábrica em tempo real. Clientes como Cooperoeste e Britivic já utilizam esta solução e observaram redução de 40% no tempo de análises de dados de qualidade, incremento no nível de segurança da informação com redundância de armazenamento de dados, 75% de redução no tempo de conferência dos registros e rastreabilidade 8x mais rápida, proporcionando uma operação digital e integrada a nível corporativo.

Para Lucas Silva, Gerente de Vendas de Soluções Digitais da SIG, a solução tem como objetivo automatizar e digitalizar a aquisição de dados sobre o comportamento da produção, utilizando tecnologias de automação, dispositivos conectados e nosso sistema No-Code. “Com o SIG PAC.TRUST os inputs operacionais realizados pela equipe passam a ocorrer de maneira estruturada e unificada em uma plataforma central, que trata os dados de forma automática, os converte em informações úteis para as tomadas de decisões e elimina operações que não agregam valor ao negócio”.

À medida que os mercados, a competição e a exigência dos consumidores crescem, os produtores de alimentos e bebidas enfrentam desafios. A eficiência, a segurança dos alimentos e a transparência se tornam cruciais para se manter competitivo e atender o mercado, e para isso, a rapidez com que as indústrias respondem as demandas deve ser imediata.

Além da rastreabilidade, a digitalização do processo produtivo por meio do SIG PAC.TRUST contribui na identificação de pontos de falhas e gargalos na industria, possibilitanto a melhoria da eficiência, além de evitar paradas de fábrica e a automação de processos minimiza os erros humanos, agiliza processos e traz precisão aos registros dentro das indústrias, completa Lucas.

تعليقات


bottom of page