O Papel do Clorito de Sódio na Indústria de alimentos e higiene


É fato que a pandemia mudou os hábitos alimentares e de limpeza de grande parte da população. A busca de mais qualidade de vida e principalmente saúde, o consumo de clorito de sódio sofreu uma forte alta. O fato comprovado em diversas pesquisas, de acordo com a ABIQUIM, a produção de químicos de uso industrial subiu 11,26% e as vendas internas cresceram 19,53%. Já de acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (Abia), o setor tem sido um dos motores para o saldo positivo no Produto Interno Bruto (PIB) do país nos dias de hoje.

A BioE, unidade de negócios do Grupo Sabará, atua na criação de soluções para aumentar a eficiência de forma global em diversos segmentos industriais. Dessa forma, oferece ao setor de Higiene Pessoal o Clorito de Sódio que pode ser usado em formulações de produtos destinados à higiene bucal, como: antissépticos, produtos para clareamento dentário, pasta de dente, entre outros. Já para o mercado de alimentos, o Clorito de Sódio é matéria-prima fundamental para a geração de Dióxido de Cloro (Diox®), que é aplicado no pós-colheita de frutas e verduras e assim eleva o tempo de prateleira dos alimentos, favorecendo o processo de transporte e garantindo a chegada ao destino final.

Mas o uso dessa matéria-prima, cuja obtenção no Brasil só era possível por meio de importação, hoje é viável devido à planta de Clorito de Sódio em Santa Bárbara d'Oeste, em São Paulo, inaugurada em 2019, que se tornou uma conquista inovadora que transformou o Grupo Sabará no único fabricante de Clorito de Sódio da América Latina.

2 visualizações0 comentário